WhatsApp Image 2023 12 14 at 16.17.39

Obras beneficiam as quase 700 pessoas que utilizam o local por mês; previsão é de mais melhorias em 2024

Galeria de fotos

A piscina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), localizada no Bloco M-19 do câmpus sede, foi revitalizada. A obra, concluída no último fim de semana (30), incluiu a pintura das paredes internas e dos vestiários, a renovação da identidade visual do local e o esvaziamento da piscina para limpeza do fundo.

Entre os serviços realizados, destaca-se a restauração das logomarcas da UEM, da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), do Departamento de Educação Física (DEF) e do Centro de Excelência em Atividade Física (Ceaf) nas paredes do local. Após a pintura, a piscina foi esvaziada para a limpeza do fundo, com vistas a melhorar a qualidade da água.

Essas não foram as únicas intervenções na piscina em 2023. Em agosto, uma caldeira havia sido instalada, para manter a temperatura da água em 30ºC durante o inverno. Para 2024, mais melhorias estão previstas. Segundo o professor do DEF e coordenador geral da piscina, Alexandre Miyaki da Silveira, o planejamento envolve a manutenção das estruturas do telhado, a pintura externa do prédio e a troca dos revestimentos dos vestiários.

As obras de revitalização são essenciais para manter a assiduidade dos frequentadores da piscina. Conforme o coordenador, cerca de 700 pessoas utilizam o local por mês. “As atividades na água exercem um papel importante na saúde dos indivíduos, principalmente idosos. Além de aliviar o peso do corpo na água e tirar o impacto das articulações, os exercícios na água aquecida propiciam inúmeros benefícios aos praticantes. Essas atividades proporcionam a melhora da saúde e da qualidade de vida dos nossos alunos”, destacou.

Além das aulas da graduação em Educação Física, são desenvolvidas no local iniciativas como o Projeto Ceaf, que oferece aulas de natação e hidroginástica para a comunidade externa, o Projeto Nemo, responsável por ofertar atividades aquáticas para pacientes bariátricos, e o Projeto Paralímpico de Natação, para pessoas com deficiência.

Com tamanho semiolímpico (25 m x 12,5 m), a piscina também é usada para treinamento de atletas universitários, que representam a UEM em competições estaduais e nacionais, bem como de servidores que participam dos Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná (Josuepar).