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Edital ofertou bolsas para proponentes de projetos de internacionalização; duas disciplinas aceitam inscrições

O Escritório de Cooperação Internacional (ECI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), tem promovido a realização de intercâmbios virtuais e disciplinas em língua estrangeira para estudantes de graduação e pós-graduação da UEM. A iniciativa ocorre por meio de um edital, lançado em agosto, que previu bolsas aos docentes organizadores dos projetos.

As bolsas oferecidas aos professores selecionados fazem parte de uma ação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), em parceria com a Fundação Araucária, para fomento de políticas de internacionalização nas universidades estaduais. A destinação dos recursos e a avaliação das propostas ficaram a cargo do ECI, que buscou incentivar projetos de Internacionalização em Casa (IeC).

“Nós sabemos que muitas pessoas não têm a oportunidade de vivenciar uma experiência de internacionalização no exterior, fisicamente. Então temos que pensar em maneiras mais inclusivas, para abranger mais alunos e mais docentes. Iniciativas de internacionalização em casa, como os intercâmbio virtuais, possibilitam que estudantes desenvolvem competências e atitudes interculturais a respeito do conteúdo trabalhado”, explicou a professora do Departamento de Letras Modernas (DLM), Luciana Cabrini Simões Calvo, umas das responsáveis pelo setor de IeC. 

Coordenador do ECI, Renato Leão Rego enfatizou a importância do exercício para a formação dos profissionais de ensino. “Muito interessante nesse processo é que há um aprendizado inclusive para o docente. Ele tem que repensar a disciplina, rever o seu papel na sala de aula e organizar uma nova forma de trabalho”, destacou.

Ao todo, seis docentes foram contemplados. Três deles coordenam programas de intercâmbio virtual entre estudantes da UEM e professores e alunos de universidades internacionais parceiras, na forma de cursos de extensão, que tiveram início em novembro. 

Outros três professores apresentaram propostas de disciplinas ministradas em língua estrangeira para estudantes de pós-graduação da Universidade, todas no modelo remoto. Uma delas já está sendo realizada, enquanto outras duas ainda aceitam inscrições. Todas as iniciativas são gratuitas e oferecem certificado por horas de participação. Confira abaixo mais detalhes dos seis projetos.

 

Disciplinas em língua estrangeira

A disciplina “Formación de docentes e identidad profesional” teve início na metade de novembro, ministrada em espanhol pela professora Vânia de Fátima Matias de Souza aos pós-graduandos em Educação. As aulas, voltadas à capacitação de docentes, contam ainda com a participação de professores convidados de diferentes países - Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos e Portugal.

As outras duas disciplinas contempladas pelo edital terão início em janeiro, e ainda aceitam inscritos.

Em italiano, a professora Fabiana Andrade Machado ministrará “Allenamento aerobico per persone con malattie neurodegenerative: come impostare l’allenamento?” aos estudantes de pós-graduação em Educação Física. O conteúdo aborda a preparação de treinos aeróbicos para pessoas com doenças neurodegenerativas. Os interessados podem se inscrever por meio deste link. As aulas, com início previsto para 11 de janeiro, devem ter participações de professores convidados da Itália, do Canadá e do Brasil.

Já a disciplina de “Sport and gender equality: challenges and possibilities”, também para pós-graduandos em Educação Física, terá como fio condutor a relação entre esporte e igualdade de gênero. As aulas, em inglês, serão ofertadas pelo professor do Departamento de Educação Física (DEF), Carlos Herold Junior, com participação das professoras convidadas Nataly de Carvalho Fugi e Giovanna Xavier de Moura. “Estou me preparando há algum tempo, acompanhando cursos de English as a Medium of Instruction (EMI), ofertados pelo Paraná Fala Inglês (PFI) nos últimos anos. Tão importante quanto a expectativa de receber a bolsa, foi perceber uma sinalização institucional concreta de valorização das ações pedagógicas dessa natureza”, relatou Herold. As inscrições para a disciplina devem ser feitas pelo seguinte link, até 15 de janeiro. O início das aulas está previsto para 10 de janeiro.

 

Intercâmbio virtual

O curso de extensão “Global challenges to development: no poverty”, coordenado pelo professor do Departamento de Administração (DAD), Maurício Reinert do Nascimento, é desenvolvido por estudantes da UEM em parceria com professor e alunos da University of Tübingen, na Alemanha. O trabalho tem foco no desenvolvimento de estratégias para o combate à pobreza global, conforme o primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pelas Nações Unidas.

O Departamento de Engenharia de Produção (DEP) oferta curso de modelagem matemática aplicada à base de dados da pandemia de Covid-19, realizado em parceria com docente e estudantes do Tecnológico de Monterrey, no México. A coordenação é do professor Edwin Vladimir Cardoza Galdamez.

Já a professora peruana do Departamento de Matemática (DMA), Patricia Hilario Tacuri Cordova, orienta o curso “Resolución de problemas clásicos”, em intercâmbio com estudantes e professores da Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo e da Universidad Nacional del Altiplano, ambas do Peru.

“Acredito que meus estudos fora do meu país me proporcionaram uma experiência riquíssima em conhecimento matemático e também no compartilhamento da minha cultura. Gostei muito de como o Brasil investe em educação, gerando muitas oportunidades para nós, estrangeiros. Minha expectativa é oferecer oportunidades de intercâmbio presenciais tanto para os meus alunos da UEM, quanto para os alunos do Peru”, projetou.

Vale lembrar que, em abril deste ano, as iniciativas de intercâmbio virtual promovidas pelo ECI/UEM foram premiadas com o selo Brazilian Virtual Exchange Program (BRaVE), da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai). O selo reconhece as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que oferecem aos estudantes atividades cooperativas e multiculturais on-line, por meio de disciplinas com interface internacional, em parceria com entidades estrangeiras. A UEM é uma das 10 instituições brasileiras certificadas.