Revista O Direito Pensa Portal dos Periódicos UEM 8301 2 1

Desde 2020, periódico de alunos de Direito vem conquistando notoriedade no meio científico e redes sociais

O Portal de Periódicos (PP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), acaba de aprovar mais um periódico para o seu acervo. A partir do segundo semestre de 2024, a revista científica “O Direito Pensa”, que nasceu em 2020 como projeto de extensão, estará disponível aos leitores do PP UEM. Esta é a primeira publicação do curso de Direito a entrar para o portal, que atualmente abriga cerca de 30 publicações científicas.

“O novo periódico do portal tem uma ação extensionista inovadora que vai servir de exemplo para todos nós. Além de avaliar e publicar artigos, a revista divulga os conteúdos nas redes sociais e também promove debates sobre eles em podcasts. O que faz com que o conhecimento de ponta chegue de uma forma mais rápida não só para cientistas, mas também para acadêmicos que estão ingressando na universidade e para a comunidade em geral. Sem dúvida, esta revista vai oferecer um parâmetro muito interessante para os periódicos que já estão consolidados”, avalia o professor associado do Departamento de Educação Física (DEF) e editor-chefe da Eduem, Carlos Herold Junior.

“A iniciativa começou como um jornal impresso dos alunos do curso de Direito há cerca de 15 anos. Ele veiculava notícias do curso e era publicado duas ou três vezes ao ano. Como foi ganhando repercussão, os alunos me pediram que o trabalho passasse a contar como carga horária de Atividade Acadêmica Complementar (AAC). Foi então que sugeri, em 2018, a criação do projeto de extensão, ampliando a divulgação das notícias e artigos dos alunos nas redes sociais. Em 2020, o projeto de extensão foi ampliado e nasceu a revista científica ‘O Direito Pensa’”, conta o editor da revista, professor de Direito da UEM, Antonio Rafael Marchezan Ferreira. 

A revista encontra-se publicada em um site que não é especializado em artigos científicos e abriga cerca de 30 artigos. Segundo Ferreira, a migração do conteúdo da revista para o PP UEM deverá ser feita no primeiro semestre do próximo ano e sua liberação para o público está prevista para o segundo semestre de 2024. 

A periodicidade da publicação é semestral e a cada edição são publicados cerca de 7 artigos. O Conselho Editorial da revista é composto por 15 integrantes da comunidade interna e externa da UEM, sendo que a equipe conta com alguns conselheiros externos de outros países africanos, como Angola e Cabo Verde.

O editor da revista frisa que a publicação também dá espaço para artigos de alunos de graduação, mesmo que eles não estejam sendo acompanhados por professores mestres ou doutores. “A ideia é que ela seja uma revista bem democrática, que segue rigorosamente os requisitos científicos exigidos. Possui periodicidade regular, tem conselho editorial, revisão cega pelos pares, ou seja, todos aqueles rigorosos quesitos científicos, mas publica artigos de qualquer pesquisador que envie, desde que seja na linha editorial da revista, na área jurídica. Entre os artigos publicados, temos um que é de um doutorando de Moçambique”.

A revista “O Direito Pensa” tem página no Instagram, YouTube e seus podcasts são distribuídos pela Anchor para as plataformas de streaming de áudio: Spotify, Google Podcasts, Deezer, Breaker e Radio Public. 

“Para nós, entrar para o Portal de Periódicos da UEM é, além de uma grande honra, um upgrade, pois teremos vários benefícios, como maior visibilidade e acesso ao sistema OJS, que é um sistema específico para a gestão de revistas e periódicos científicos”, festeja Ferreira.

 A próxima edição de “O Direito Pensa”, que será publicada no início do próximo ano, é um dossiê temático de direito penal, que está sendo elaborado por três ex-alunos da UEM.

 

Reavaliação do Portal

O PP da UEM existe desde 2006 e, recentemente, em 2022, passou por uma atualização em que foram estabelecidos mais objetivos e critérios para a inclusão de periódicos no portal. “As novas diretrizes ajudam os periódicos a se qualificarem, colaboram na reflexão sobre o papel dos periódicos na comunicação científica contemporânea, assim como atuam também na esfera do ensino para que os acadêmicos, em diferentes níveis de estudo, entendam o que é editoria científica, além de amplificar o conteúdo dos nossos periódicos para a sociedade e para a comunidade de pesquisadores em nível mundial”, detalha Herold.

Atualmente, os periódicos do portal estão passando pela reavaliação bienal com o apoio da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem). Neste processo de aprimoramento, editores de outros periódicos nomeados para compor o Comitê Gestor, uma bibliotecária e um técnico de tecnologia de informação verificam o andamento de todos os periódicos em alguns quesitos imprescindíveis, como pontualidade, número de mínimos de artigos, utilização de objetos identificadores permanentes, cumprimento de diretrizes éticas de publicações científicas, entre outros.

Segundo o editor-chefe da Eduem, para se obter a aprovação de um periódico no PP da UEM, três quesitos são fundamentais: corpo editorial definido, ISSN aprovado e escopo detalhado, com objetivos, missão e área de conhecimento determinados. “Há outros requisitos obrigatórios, mas sem esses três é difícil você imaginar a existência de uma revista acadêmica”, conclui Herold. 

Portal de Periódicos da UEM: É uma plataforma digital de reunião, divulgação e qualificação de publicações periódicas de acesso aberto voltados à pesquisa, à extensão e ao ensino universitários. Além de reunir a produção acadêmica, objetiva ampliar a visibilidade de publicações periódicas; estimular o envolvimento da comunidade acadêmica da UEM com os variados processos editoriais de publicações periódicas por meio de pesquisa, ensino e extensão; discutir e propor políticas e procedimentos para criação e qualificação de publicações periódicas no âmbito da UEM e valorizar espaços e oportunidades para a reflexão acerca das funções de editores/as, avaliadores/as e autores/as no tocante aos desafios tecnológicos, financeiros e éticos das publicações periódicas. O PP é administrado pela Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) a partir da constituição de um Comitê Gestor (CGP), nomeado pelo Gabinete da Reitoria (GRE). 

Mais informações, basta entrar em contato com a Equipe Eduem pelo telefone (44) 3011-4103 ou pelo e-mail periodicos@uem.br.