Vozes EmpreendedorismoEx-aluno e docente da UEM, consultor do Sebrae e investidora anjo falam sobre os desafios até a abertura de uma startup

A UEM TV lança nesta quarta-feira (6), por meio do Youtube, a última edição deste ano da série documental “Vozes”. Desta vez, o programa destaca o empreendedorismo e a inovação tecnológica, ouvindo atores deste universo no qual a universidade, enquanto fonte de geração de conhecimento, também possibilita aos estudantes a opção de pôr em prática, de forma inovadora, o que aprenderam na graduação ou na pós-graduação. “Vozes” é uma série documental da UEM TV criada para permitir a reflexão e o debate de ideias acerca das pautas contemporâneas.

Os quatro entrevistados desta edição falam sobre a iniciativa de empreender, abrir negócios e gerar empregos com mão de obra de valor agregado, transformando-se em agentes de inovação. Para falar sobre o tema foram convidados o ex-aluno e empreendedor Leonardo Aurélio Varizi, da Hélius Engenharia; o consultor de Tecnologia e Startups do Sebrae/Paraná, Nickolas Zeni Kretzmann; o professor do Departamento de Economia e coordenador do curso Garage, Marcelo Farid; e a investidora anjo Tereza Gurgel. 

No vídeo, Kretzmann detalha a parceria entre a UEM e o Sebrae, que possibilita os alunos de graduação e pós-graduação a desenvolverem suas ideias até a criação de startups, mesmo estando ainda na Universidade. O professor de Economia Farid complementa detalhando como vem acontecendo a transformação de conhecimento em negócios no meio acadêmico.

O ex- aluno da UEM conta sua experiência como empreendedor e como transformou seu sonho de negócio inovador em realidade. Hoje, ele é sócio-proprietário da empresa Hélius Engenharia, especialista em soluções de energia fotovoltaica. 

E, como todo negócio precisa de investimento, a produção também ouviu a investidora Tereza que explica como são feitos os negócios com os empreendedores. 

 O documentário “Vozes - Empreendedorismo” está disponível no Youtube e pode ser assistido por qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre o tema.

Serviço:

Documentário: "Vozes" - Empreendedorismo

Link: Clique aqui 

Duração: 20 minutos

Produção: Paulo Pupim

Imagens e edição: Ronaldo Vanzo

Realização: UEM TV