2023 12 06 VIII School and Workshop On LIE Theory capa

Congresso contará com palestras apresentadas por pesquisadores de diversas universidades do Brasil e exterior

Galeria de imagens

Foi aberto hoje (6) e segue até sexta-feira (8), o VIII School and Workshop on Lie Theory, congresso internacional bianual sobre Teoria de Lie e sua relação com geometria, topologia, dinâmica, sistemas de controle, além de outras linhas de pesquisa. O evento e realizado pelo Departamento de Matemática (DMA), o Programa de Pós-Graduação em Matemática (PMA) e integrantes do grupo de pesquisa Teoria de Lie e Aplicações, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

A ideia é promover a interação entre professores, pesquisadores e acadêmicos, dando a eles a oportunidade de compartilhar experiências de ensino-aprendizagem e de pesquisa científica, além da transmissão de conhecimento e de técnicas empregadas em estudos avançados desta teoria e de suas aplicações em diversas áreas da ciência.

O congresso contará com atividades como, um minicurso e palestras apresentadas por pesquisadores de diversas universidades do Brasil e exterior.

2023 12 06 VIII School and Workshop On LIE Theory Gisele

Na cerimônia de abertura, a vice-reitora Gisele Mendes falou sobre a importância da ciência e tecnologia, que são direitos constitucionais da população. Expressou sua surpresa sobre o desempenho no Pisa, principal avaliação de educação básica no mundo, que mede o desempenho dos estudantes de 15 anos em matemática, leitura e ciências, ao qual apresentou que sete a cada dez estudantes brasileiros não aprenderam o mínimo esperado de matemática.

“O estado tem obrigação de prover, fomentar à ciência, tecnologia, pesquisa e à inovação. Porque nós temos que apostar na formação de professores, de docentes de educação básica, nas universidades, nos cursos superiores de matemática, e dali partir como profissionais formadores, para as escolas, para o ensino básico fundamental e médio. Apostar na universidade é preparar e acreditar na melhoria e no incremento da educação básica e do ensino médio do país, afirma Mendes.

O professor e um dos organizadores do evento, Ryuichi Fukuoka, explicou que “a Teoria de Lie é uma área da matemática que permeia diversas linhas de pesquisa, tais como geometria, topologia, teoria de controle e sistemas dinâmicos. Este evento bianual está em sua oitava edição, não só promovendo o intercâmbio científico entre os participantes, mas também contribuindo na formação de futuros pesquisadores. Esperamos que este evento continue colaborando para o crescimento da área como um todo, em particular no Departamento de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Matemática da UEM”.

A programação do evento e mais informações podem ser obtidas neste site.