2023 12 04 Semana da Estatistica capa

Objetivo é promover a interdisciplinaridade com as demais áreas e também o intercâmbio científico entre pesquisadores

Foi realizada ontem (4), no auditório Professor Yoshiaki Fukushigue, localizado no térreo do Bloco E-90, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a cerimônia de abertura da 17ª edição da Semana da Estatística (Seuem), por meio do Departamento de Estatística (DES), e o 4° Workshop em Bioestatística, pelo Programa de Pós-Graduação em Bioestatística (PBE). Ambos os eventos ocorrem até amanhã (6).

 

2023 12 04 Semana da Estatistica Mesa de honra

 

A mesa de honra foi composta pela vice-reitora Gisele Mendes; pelo presidente da comissão organizadora do evento e coordenador do Programa de Pós-graduação em Biestatística (PBE), Vanderley Janeiro; a professora e diretora do Centro de Ciências Exatas (CCE), Lilian Akemi Kato; o professor e chefe do Departamento de Estatística (DES), Diego Correa Alves; o coordenador do curso de graduação em Estatística, George Lucas Moraes Pezzot; o professor e coordenador-adjunto, Brian Alvarez Ribeiro de Melo e o acadêmico e vice-presidente do Estats – Consultoria em Estatística, Lourival Coelho Junior.

Estes eventos têm por objetivo promover a interdisciplinaridade nas áreas de Estatística com as demais e também o intercâmbio científico entre pesquisadores de áreas afins que utilizam da metodologia estatística.  

 

2023 12 04 Semana da Estatistica Gisele

 

A vice-reitora Gisele Mendes parabenizou todos pela organização do evento e falou da importância da Bioestatística e da Estatística em geral na vida das pessoas, tendo como exemplo a violência de gênero que vem aumentando contra mulher, que no caso, levou a criação da Lei Maria da Penha, nº 11.340 de 2006. “Dados estatísticos comprovam que as mulheres são mais agredidas pelos seus companheiros, o contrário não acontece. Todos podemos ser vítimas de crimes, mas a gente vê que a Estatística comprovou a necessidade de proteção da mulher no âmbito de uma lei federal que é a Lei Maria da Penha, e isso são dados estatísticos passando para outra ciência, a ciência do Direito, para formular um projeto de lei que hoje é muito importante para proteção das mulheres”.

Mendes salientou, ainda, que “o curso de Estatística é um curso raro, importantíssimo e que a UEM faz questão de manter e de fomentar”. 

 

2023 12 04 Semana da Estatistica Também

 

Também estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani, que fez palestra no evento; o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael da Silva; o professor e diretor-adjunto do CCE, Diogo Francisco Rossoni; o professor e chefe-adjunto, Robson Marcelo Rossi; o professor e coordenador-adjunto do PBE, Willian Luis de Oliveira e o professor e diretor de Pesquisa do PPG, Marcos Luciano Bruschi.