cinema francesO Festival tem entrada franca e será exibido entre os dias 4 a 7 dezembro de 2023

O Festival Varilux de Cinema Francês é organizado pela área de Língua Francesa do Departamento de Letras Modernas (DLM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob a coordenação do professor Álvaro Hwang, em parceria com a Alliance Française Norte do Paraná e o Cine UEM.

O Festival começa hoje, segunda-feira (4) e vai até quinta-feira (7). Os filmes serão exibidos no auditório do Bloco C-67, no Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP-UEM) e na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Durante a mostra de longas-metragens, serão exibidos os filmes: Divino Disfarce (2023) de Virginie Sauveur, A viagem de Ernesto e Celestine (2022) de Julien Cheng e Jean-Christophe Roger, Maestro(s) (2022) de Bruno Chiche, O Renascimento (2023) de Rémi Bezançon, Making Of (2023) de Cédric Kahn e O Livro da Discórdia (2023) de Baya Kasmi. Além disso, os filmes terão comentadores quer irão debater sobre os longas apresentados.

PROGRAMAÇÃO:

Filme: Divino Disfarce (2023)
Diretor: Virginie Sauveur
Data: 4 de dezembro de 2023
Local: Auditório C-67
Comentador: Thiago Henrique Ramari
Sinopse: Quando um padre idoso falece, a chanceler encarregada da diocese, Charlotte, descobre que ele era uma mulher. Sem que ninguém suspeitasse, o padre estava praticando sua vocação por anos. Consternada, Charlotte decide iniciar uma investigação em meio a comunidade.

Filme: A viagem de Ernesto e Celestine (2022)
Diretor: Julien Cheng e Jean-Christophe Roger
Data: 5 de dezembro de 2023
Local: CAP-UEM
Comentador: Andrea Zingara e Keila Patrícia Souza Rocha Molina
Sinopse: Ernesto e Celestine estão viajando de volta ao país de Ernesto para consertar seu violino quebrado. Esta terra exótica é o lar dos melhores músicos do planeta e a música enche constantemente o ar de alegria. Porém, ao chegarem, os dois heróis descobrem que todas as formas de música foram proibidas há muitos anos.

Filme: Maestro(s) (2022)
Diretor: Bruno Chiche
Data: 5 de dezembro de 2023
Local: SESC Maringá
Comentadora:  Roselene de Fátima Coito

Data: 6 de dezembro de 2023
Local: Auditório C-67
Comentadora: Beatriz Moreira Anselmo
Sinopse: O maestro Denis Dumar ganhou mais um prêmio nas Victoires de la Musique Classique, evento anual de premiação de música clássica francesa. Logo em seguida, seu pai, François – um brilhante maestro de renome internacional – recebe um telefonema anunciando que foi escolhido para reger a orquestra do Teatro Scala de Milão. Sendo esse seu maior sonho, ambos vibram com a notícia. Porém, Denis rapidamente se desilude ao descobrir que, na verdade, ele é quem foi escolhido para ir à Milão, e não seu pai.

Filme: O Renascimento (2023)
Diretor: Rémi Bezançon
Local: 08h30
Horário: UEM - CAP
Comentador: Thiago Henrique Ramari
Sinopse: Dono de uma galeria de arte, Arthur Forestier representa Renzo Nervi, um pintor em plena crise existencial. Os dois homens sempre foram amigos e, apesar de todos os contratempos, o amor pela arte os une. Sem inspiração há vários anos, Renzo gradualmente afunda em um radicalismo que o torna incontrolável. Para salvá-lo, Arthur desenvolve um plano ousado que acabará testando sua relação. Até onde você iria pela amizade?

Filme: Making Of (2023)
Diretor: Cédric Kahn
Local: Sesc Maringá
Horário: 19H00
Comentador: Rodrigo Gontijo
Sinopse: Simon, um diretor experiente, começa a rodar um filme sobre a luta dos trabalhadores para salvar sua fábrica. Mas nada sai como planejado. Sua produtora deseja reescrever o final, sua equipe entra em greve, sua vida pessoal está em ruínas; e, para piorar as coisas, o ator principal é um desagradável egocêntrico. Joseph, um jovem que deseja entrar na indústria do cinema, aceita dirigir o making of. Ele leva seu papel muito a sério e começa a capturar toda a confusão, provando que o making of pode às vezes ser bem melhor que o próprio filme!

Filme: O Livro da Discórdia (2023)
Diretor: Baya Kasmi
Local: Auditório Bloco C-67
Comentador: Ana Paula Guedes
Sinopse: Youssef Salem tem 45 anos, é descendente de uma família de imigrantes argelinos e vive em Paris onde se dedica à escrita. Após uma série de contratempos, ele decide escrever um romance parcialmente autobiográfico, inspirado na sua juventude e, em particular, nos tabus que rodeiam a sexualidade no ambiente onde cresceu. O livro provoca um debate público apaixonado, mas também gera uma tensão no seio da sua família, que Youssef tentará manter unida o melhor que puder.