economiaEvento é organizado por projeto de extensão do Departamento de Economia da UEM, e começa nesta terça-feira (5)

O cenário econômico do primeiro semestre de 2023 é tema do “Seminários da Conjuntura Econômica Brasileira - Boletim 86”, que se inicia nesta terça-feira (5). O evento é uma promoção do projeto de extensão “Conjuntura Econômica Brasileira: divulgação de análises”, do Departamento de Economia (DCO), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os seminários serão realizados de 5 a 7 de dezembro e de 12 a 14 de dezembro, sempre das 18h às 19h30, no Auditório 13, do Bloco C-34.

O principal objetivo da promoção deste evento é estimular o interesse dos acadêmicos na análise e discussão dos dados macroeconômicos recentes da economia brasileira, além de oferecer oportunidades aos estudantes de desenvolver atividades extracurriculares, ao mesmo tempo em que permite a ampliação dos conhecimentos obtidos em sala de aula e estimula o senso crítico.

O projeto conta com a participação de alunos de todas as séries do curso, que são orientados por um grupo de professores do departamento, divididos em seis subgrupos, de acordo com a área de interesse dos alunos. Os resultados das pesquisas realizadas são divulgados em boletins e seminários desenvolvidos para as comunidades interna e externa.

A participação é gratuita e não é necessário inscrição prévia. As apresentações serão sobre temas como política monetária, política fiscal, mercado de trabalho, agropecuária e setor externo.

Os seminários serão apresentados pelos alunos que participam do projeto, com a coordenação dos professores responsáveis. Os participantes receberão certificado de participação para aproveitamento de atividade acadêmica complementar, no total de 12h.

Serviço:

Seminários da Conjuntura Econômica

Data: De 5 a 14 de dezembro de 2023

Horário: das 18 às 19:30

Local: Auditório 13 - Bloco C-34

Informações: (44) 3011-4905 / e-mail: ecpiza@uem.br / instagram @conjunturauem.

Programação:

05/12: O Grupo Mercado de Trabalho apresentará as análises relativas aos dados de emprego, desemprego, rendimentos e força de trabalho.

06/12: O Grupo de Agropecuária apresentará o comportamento da agricultura, agropecuária, principais culturas produzidas, participação do setor no PIB e nas exportações.

07/12: O Grupo de Atividade Econômica apresentará a evolução do PIB brasileiro, da indústria e do comércio.

12/12: O Grupo de Setor Externo e Comércio Exterior apresentará os dados da balança comercial, balança de pagamentos, evolução da taxa de câmbio, principais parceiros comerciais e investimento estrangeiro.

13/12: O Grupo de Política Monetária analisará o comportamento da taxa de juros Selic, da taxa de inflação, do crédito e o papel do Banco Central.

14/12: O Grupo de Política Fiscal analisará o comportamento das contas públicas, receitas e despesas do Governo, as necessidades de financiamento e a evolução da dívida pública.