2023 11 28 Reunião Empresa Sistema 1

Ideia é ter um sistema que faça a gestão das áreas educacionais, envolvendo o controle administrativo e financeiro

Veja galeria de fotos

A Universidade Estadual de Maringá recebeu, na última terça-feira, a visita de José Henrique Ferreira Pinto, de uma empresa que desenvolve soluções para o ecossistema de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando atender a uma necessidade da administração da UEM, que está empenhada em conhecer, das empresas, um software desta natureza.

Pela manhã, José Henrique se reuniu com pró-reitores, assessores e diretores. Ele deu explicações sobre a empresa Astus, da qual é sócio, e que é dirigida também por outros egressos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

À tarde, foi recebido pelo reitor Leandro Vanalli, a vice-reitora Gisele Mendes e a chefe de Gabinete, Maria Luisa Furlan Costa, onde também esclareceu dúvidas sobre o trabalho da plataforma educacional para alguns pró-reitores das pastas mais afetas ao sistema de informação, entre elas as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Ensino (PEN), Extensão e Cultura (PEC) e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), além da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) e do Núcleo de Processamento de Dados (NPD).

2023 11 28 Reuniao Equipe

Sistema foi mostrado aos pró-reitores, diretores e assessores na sala dos Conselhos Superiores; e depois ao reitor, vice-reitora e equipe no GRE

A administração da UEM está apostando muito nesta iniciativa como modo de desenvolver um sistema para fazer a gestão das áreas de ensino, envolvendo também a gestão administrativa e financeira de forma integrada.

A Astus Soluções em Inovação, pesquisa e tecnologia tem como principal produto a plataforma que leva o mesmo nome da empresa, que é uma aplicação sistêmica para Universidades. O produto integra em uma única plataforma todos os processos de execução e gestão de ensino, pesquisa, extensão para todos os níveis de graduação à pós-graduação.

Segundo José Henrique, entre outros diferenciais, a plataforma também disponibiliza ferramentas para análise e correção de trabalhos e textos científicos com identificação de possíveis plágios e suas referências. Esse conjunto de ferramentas permite entregar a cada estudante uma mesma aula, porém, de maneira personalizada, respeitando as diferenças no processo de aprendizagem de cada aluno.