Selo Social

Por meio de 17 projetos, foram alcançados 13 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU

Nesta quinta-feira (30), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) conquistou o Selo Social na certificação do ciclo de 2023. Com a apresentação de 17 projetos, a UEM foi certificada pelo compromisso com 13 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O reitor Leandro Vanalli e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), Maurício Reinert do Nascimento, estiveram presentes na cerimônia de premiação, realizada no auditório do Sesc Maringá. Também participaram os professores Leandro Rechenchosky e Sônia Trannin, representando os coordenadores de projetos, bem como as bolsistas Camila Alves dos Santos e Thayná Rodrigues Andrean.

WhatsApp Image 2023 11 30 at 15.34.36

A organização da participação da universidade ficou sob coordenação da coordenadora do Escritório de Projetos e Processos (EPP), Gislaine Camila Lapasini Leal, e do presidente do Comitê Gestor Ambiental (CGA) e engenheiro ambiental do EPP, Rodrigo Camilo. Eles foram responsáveis pela captação dos projetos, cadastramento na plataforma do Selo Social e participação nas reuniões.

Os ODS conquistados são: Fome zero e agricultura sustentável (ODS 2); Saúde e Bem-Estar (ODS 3); Educação de qualidade (ODS 4); Água potável e saneamento (ODS 6); Energia limpa e acessível (ODS 7); Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8); Indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9); Redução das desigualdades (ODS 9); Cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11); Consumo e produção responsáveis (ODS 12); Ação contra a mudança global do clima (ODS 13); Paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16) e Parcerias e meios de implementação (ODS 17).

Ao todo foram alcançados 84 impactos sociais positivos e 95.117 pessoas atendidas em Maringá com esses projetos apresentados.

Segue abaixo os 17 projetos que participaram do Selo Social - Ciclo 2023:

Análises em Saneamento Ambiental – Coordenadora: Claudia Telles Benatti

Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana – CerAUP/UEM – Coordenador: Ednaldo Michellon

Conectinova – Coordenadora: Keila de Souza Silva

Educação ambiental para a conservação dos morcegos – Coordenador: Henrique Ortêncio Filho

Eficiência Energética nas Instalações dos Campi da UEM – Coordenadora: Doralice Aparecida Favaro Soares

Enactus UEM - Coordenadora: Leila Pessoa da Costa

Incubadora e Unidades de Referência como estratégia no processo de incubação de empreendimentos econômicos solidários (EES) para disseminação de tecnologias sociais sustentáveis nos meios rural e urbano, sob a ótica da Economia Solidária – Coordenadora: Mara Lucy Castilho

Logística reversa e coleta seletiva: aprendendo com o Juca, mascote do Mudi, sobre sustentabilidade - Coordenadora: Sônia Trannin de Mello

Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) – Coordenadora: Ednéia José Martins Zaniani

Processamento sustentável e caracterização de produtos e subprodutos agrícolas - Coordenadora: Beatriz Cervejeira Bolanho Barros

Rede Pólen pelo Clima: Pesquisa-ação colaborativa com ênfase na Educação ambiental e Mudanças Climáticas - Coordenadora: Ana Tiyomi Obara

Restaurante Universitário: Política Institucional de Apoio e Permanência dos Estudantes na Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Coordenador: Wilson Rinaldi

SOS Águas do Norte Paranaense: Redes de Pesquisa e Extensão - Coordenadora: Evanilde Benedito

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC).