mg 9107

169 candidatos à doação compareceram à unidade e quase 150 bolsas de sangue foram coletadas

No último sábado (25) foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, data criada para homenagear as pessoas que ajudam a salvar vidas e para estimular o ato de solidariedade. O Hemocentro Regional de Maringá, ligado a Universidade Estadual de Maringá (UEM), estendeu seu horário de funcionamento para às 17h com o objetivo de atender a grande demanda de doadores que tradicionalmente comparecem a unidade nesta data.

No dia compareceram 169 candidatos à doação de sangue e ao todo foram coletadas 148 bolsas de sangue. 44% foram candidatos de repetição, o restante (56%) fizeram sua primeira doação no Hemocentro. Além disso, seis pessoas se cadastraram para doação de medula óssea.

“Nesta comemoração busca-se aumentar a promoção e conscientização sobre o tema e assim motivar a população para este ato de solidariedade. Ainda, este é um momento particular para agradecer todos aqueles que são doadores de sangue ou que promovem a doação de sangue. O Hemocentro agradece todos os doadores e apoiadores pelo excelente número de coletas realizadas durante a semana do doador, ajudando a manter os estoques estáveis e salvar a vida de centenas de paranaenses”, afirmou o diretor Gerson Zanusso Junior.

Doação

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos completos (desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos), estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado, além de apresentar um documento original com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

O Hemocentro fica na Av. Mandacaru, 1600, ao lado do Hospital Universitário e aguarda os doadores para que essa corrente do bem não seja interrompida. Doar sangue é uma atitude de solidariedade e amor. É possível, ainda, agendar horários para fazer a doação pelo link ou (44) 3011-9151 (Whatsapp)