doc vozes consciencia negra

Docentes, estudantes e agentes universitários da instituição falam sobre os desafios e as conquistas da população negra

A UEM TV lança hoje (20), por meio do Youtube, um documentário especial sobre a luta pela Consciência Negra na série intitulada "Vozes". Nesta edição, a produção fez uma imersão no debate sobre a luta, os desafios e as conquistas da população negra brasileira por ocasião do Mês da Consciência Negra e, em especial, o Dia da Consciência Negra, celebrado hoje, 20 de novembro. “Vozes” é uma série documental da UEM TV criada para permitir a reflexão e o debate de ideias acerca das pautas contemporâneas.

A convite da produção, a professora Marivânia Conceito Araújo, coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (Neiab); a estudante de Pedagogia e agente de segurança, Miriam Suellen de Oliveira; e os estudantes Samuel Monteiro Lopes, do curso de Ciências Sociais, e Catarina Messias Alves, mestranda em Educação, todos da UEM, discutem o assunto e lançam questionamentos.

Em seu depoimento, Araújo fala da importância de conscientizar a população como um todo sobre a importância da história, tradição e luta da população negra. Ela lembra dois momentos da história: o período de escravidão, que durou mais 300 anos e deixou consequências extremamente negativas, e o de abolição, que soma mais de 140 anos de luta para reduzir as desigualdades raciais, ainda presentes na sociedade brasileira.

Na opinião da estudante Oliveira, todo brasileiro deve lembrar que quem construiu este País foi o povo negro e, esta data, este mês, é uma forma de lembrar as injustiças e desigualdades vividas até hoje para que as futuras gerações sejam conscientes da triste história e que, até hoje, o racismo mata pessoas todos os dias.

Para o estudante Lopes, a população geral brasileira ainda não tem consciência da importância da população negra brasileira e, por isso, este dia é fundamental para a celebração da consciência negra.

Enquanto professora e pesquisadora negra, Alves compreende que a relevância da data de hoje se dá pela diversidade que nós temos no nosso País. Para ela, a data é uma forma de conscientizar, tirando a população negra da invisibilidade e subalternidade.

Assista o documentário:

Documentário: "Vozes" - Dia da Consciência Negra