fachada reitoria uem 9

Além disso, é a 5ª do país entre as estaduais, segundo avaliação realizada pelo jornal Folha de S.Paulo anualmente

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a 23ª colocada em todo o Brasil no Ranking Universitário Folha (RUF), avaliação anual realizada pelo jornal Folha de S. Paulo. Entre as Instituições de Ensino Superior (IES) que atuam no Estado do Paraná, a UEM aparece em 2º lugar, atrás da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Se considerar somente as instituições do sistema estadual, é a primeira do Estado.

Com 83,84 pontos atingidos, entre as estaduais do país a UEM ocupa o 5° lugar, atrás apenas das estaduais paulistas e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Considerando todas as IES da região Sul do Brasil que foram avaliadas, entre públicas (estaduais e federais) e privadas, a UEM ocupa a 5ª colocação. 

Além do ranking de Universidades, foram avaliados 35 cursos de graduação da UEM. Os cursos de Psicologia (10°), Biomedicina (10°), Agronomia (11°), Engenharia Química (11°),  Educação Física (12°), Ciências Contábeis (13°), Engenharia Ambiental (13°), e Biologia (15°) estão entre os 15 melhores do Brasil. Confira a lista completa neste link

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil, feita desde 2012. A edição deste ano analisou 203 universidades públicas e privadas de todo o país. A metodologia utilizada avalia as instituições a partir de cinco indicadores e 18 componentes, que juntos, somam cem pontos: pesquisa científica (nove componentes); internacionalização (dois componentes); inovação (dois componentes); qualidade de ensino (quatro componentes) e avaliação do mercado de trabalho (um componente). 

Na avaliação do reitor Leandro Vanalli, o resultado do ranking demonstra o grau de excelência que a instituição conquistou nos cenários nacional e internacional, com destaque para a pesquisa, a internacionalização e a inovação, por meio da qualidade dos programas de pós-graduação, do aumento dos convênios e dos programas de mobilidade para outros países e dos projetos de inovação tecnológica.

Segundo ele, a posição da universidade no levantamento da Folha aumenta ainda mais a responsabilidade e o compromisso da gestão de continuar trabalhando para que a UEM cresça ainda mais, continuando a fazer a diferença no desenvolvimento da região e do Paraná, especialmente.

A UEM recebeu as seguintes pontuações:

  • Pesquisa (0 a 42): 36,18
  • Ensino (0 a 32): 27,81
  • Mercado (0 a 18): 14,44
  • Internacionalização (0 a 4): 2, 83
  • Inovação (0 a 4): 2, 58
  • Total: 83,84 pontos

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)