2023 11 13 Ciclovia Magda Felix 110 0088

Aprovação unânime entre vereadores homenageia primeira mulher eleita para chefia do Hospital Universitário

Galeria de fotos

A ciclovia da Avenida Dr. Mário Clapier Urbinatti, na zona norte de Maringá, tem um novo nome: Professora Magda Lúcia Félix de Oliveira. A Câmara Municipal (CMM) aprovou, na última quinta-feira (9), a homenagem à primeira mulher eleita superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

Magda Lúcia Félix de Oliveira também foi a primeira superintendente do HUM que não era médica, além de ter atuado como docente do Departamento de Enfermagem (DEN), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A enfermeira morreu em março deste ano, aos 64 anos. À época, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, e a vice-reitora, Gisele Mendes, descreveram a trajetória da professora como símbolo da “luta pela universidade pública e gratuita, especialmente em favor do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Inaugurada em setembro deste ano, a ciclovia Professora Magda Lúcia Félix de Oliveira tem cerca de 750 metros de extensão, entre a Avenida Mandacaru e a Rua Cristal. A via conecta a região da Universidade à Praça Pioneiro Jacinto Ferreira Branco, próxima do HUM, ambos locais onde a professora Magda de Oliveira atuava.

A homenagem foi proposta pela vereadora Ana Lúcia Rodrigues, professora aposentada do Departamento de Ciências Sociais (DCS) da UEM, e aprovada por unanimidade entre os vereadores.

Magda Oliveira site

Homenageada com nome em ciclovia, Magda Lúcia Félix de Oliveira atuou como docente, enfermeira, superintendente do HUM e chefe de gabinete da Reitoria da UEM

Trajetória ligada à UEM

Magda Lúcia Félix de Oliveira atuou como professora do Departamento de Enfermagem da UEM por 36 anos, ministrando aulas para cursos de graduação e pós-graduação. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia na Universidade Federal de Goiás (UFG), também era mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Além de sua extensa carreira docente, Magda de Oliveira foi chefe de gabinete da Reitoria da UEM entre 2010 e 2012. Em 2012, assumiu interinamente a superintendência do HUM, sendo eleita para o cargo no ano seguinte. Ela também foi integrante do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES/PR), onde representava a UEM.