2023 11 10 Arena Sustentabilidade 8478

Pesquisa e extensão da UEM compõem o evento que destaca projetos sustentáveis no município

Galeria de fotos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) esteve presente na abertura do evento Arena Sustentável Maringá, realizada na manhã de hoje (10), no bairro Eurogarden. O reitor, Leandro Vanalli, a vice-reitora, Gisele Mendes, e o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael da Silva, compareceram à cerimônia.

O Arena Sustentável Maringá, que segue com atrações até domingo (12), é promovido pelo Grupo Maringá de Comunicação (GMC) com apoio da UEM e da Prefeitura Municipal de Maringá, além de consultoria da empresa Geração Social. O objetivo do evento é divulgar à comunidade projetos, empresas e entidades comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A UEM também foi representada por estudantes, professores e pesquisadores envolvidos com projetos de pesquisa e extensão relacionados ao desenvolvimento sustentável. Ao longo dos três dias de evento, ao menos 45 projetos da UEM serão expostos em tendas e estandes abertos à visitação.

2023 11 10 Arena Sustentabilidade 8717 2

Projetos de pesquisa e extensão da Universidade podem ser conhecidos nas tendas e estandes do Arena Sustentável Maringá

Em entrevista, o reitor, Leandro Vanalli, reforçou o compromisso da atual gestão com a sustentabilidade. “A nossa UEM fez, nessa semana, 54 anos, com uma história linda de desenvolvimento e impacto na vida das pessoas. Esse é o grande objetivo do desenvolvimento sustentável, cuidar da vida”, iniciou.

“Esse evento torna-se possível graças à presença da UEM, dos coordenadores de projetos e da equipe da nossa gestão que tem primado por esses princípios. Não há nada que façamos ou projetemos para os próximos anos, sem considerar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, declarou.

A vice-reitora, Gisele Mendes, ressaltou que a entidade já foi premiada por suas iniciativas sustentáveis. “É imprescindível que a UEM participe da Arena Sustentável, uma vez que já recebeu duas vezes o Selo ODS”, relembrou. O Selo ODS, que atesta o comprometimento das entidades com a sustentabilidade, é uma certificação promovida pelo Instituto Acim (Associação Comercial e Industrial de Maringá) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Segundo a vice-reitoria, a atuação da UEM foi reconhecida por perseguir a “redução das desigualdades, a igualdade de gênero, a proteção à criança e ao adolescente, a proteção ao meio ambiente, a promoção da paz e da justiça e muitas outras metas que alcançamos em nossos projetos de extensão”, concluiu.

Já o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael da Silva, comemorou a exposição de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na UEM. Ao todo, a Universidade conta com mais de 1300 projetos relacionados aos ODS. “O que temos aqui (no evento) é uma pequena amostra da excelência que a Universidade produz nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e que toca em questões essenciais para o futuro do planeta. É muito importante que a UEM esteja presente em um evento como esse, de grande envergadura, com grande cobertura e que tematiza essa agenda tão importante da ONU”, afirmou.

Durante a cerimônia de abertura, o professor convidado e ex-reitor da UEM, Paulo Roberto Pereira de Souza, foi homenageado com o prêmio Mérito Ambiental Adriano José Valente, por sua extensão atuação acadêmica e política nas áreas de direito ambiental, meio ambiente e reserva legal, entre outras.

O sargento da Polícia Militar (PM) Ryverson Borges Monteiro, coordenador da Força Verde Mirim de Maringá, também recebeu a honraria. Compareceram à cerimônia autoridades, policiais, empresários, estudantes, ativistas e outros membros da sociedade civil maringaense.

2023 11 10 Arena Sustentabilidade 8268

Ex-reitor da UEM Paulo Roberto Pereira de Souza (centro) recebe prêmio Mérito Ambiental Adriano José Valente

Arena Sustentável

O Arena Sustentável Maringá é aberto ao público e tem entrada gratuita. Nesta sexta-feira (10), as atrações ficam abertas até as 17h, enquanto no sábado (11) e no domingo (12), o horário de funcionamento é das 13h às 17h30. A entrada é feita pela Avenida Sônia Guerra Nogaroli.

Além de aprender mais sobre os ODS e conhecer projetos da Universidade, os visitantes podem conferir iniciativas de empresas e instituições maringaenses que, como a UEM, conquistaram o Selo ODS.

2023 11 10 Arena Sustentabilidade

Homenageados, autoridades e público presente na abertura do Arena Sustentável Maringá

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. O documento é composto por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Entre as metas, estão previstas ações mundiais nas áreas de saúde, agricultura, segurança alimentar, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, geração de energia e saneamento básico. Temas como educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, padrões sustentáveis de produção e de consumo, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização também são abarcados pelos ODS.