2023 07 14 Fachada Cerejeira 6262A

Administração cita o respeito ao direito constitucional de greve e compromisso com a defesa dos direitos de todos os servidores

A Reitoria, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vem a público informar que no último dia 6 de novembro foi comunicada oficialmente pela Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem) sobre a retomada da greve pelos professores da Instituição, que estava suspensa desde 15 de maio. O comunicado informava que a retomada da greve foi decidida em assembleia extraordinária da categoria, realizada também no último dia 6.

A administração central da UEM manifesta o seu respeito ao direito constitucional de greve, expressando solidariedade ao movimento, reconhecendo a importância deste instrumento legítimo e legal.

A Reitoria comunica, ainda, que as atividades administrativas da UEM seguem em funcionamento, além de todos os serviços considerados essenciais. Também manifesta o seu compromisso com a defesa dos direitos de todos os servidores da Instituição, permanecendo sempre aberta ao diálogo e à negociação respeitosa e pautada pelo bom senso, com vistas à busca de soluções que resultem na conquista de melhores condições de trabalho das categorias docente e técnico-administrativa.

Com relação à greve dos estudantes, a chefia de Gabinete recebeu, ontem (8), o comando de greve, que apresentou a pauta de reivindicações. Em assembleia na terça-feira (7), convocada pelo DCE, os alunos decidiram iniciar uma greve em solidariedade à paralisação dos professores e pela conquista de pautas estudantis próprias, incluindo a suspensão imediata do calendário acadêmico.

Do encontro com a chefia de Gabinete, ficou definido que hoje, às 18h, o reitor Leandro Vanalli se reunirá com os alunos para uma conversa.

Maringá, 9 de novembro de 2023

GABINETE DA REITORIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ