1 site

Evento sobre adaptação sensorial de ambientes para autistas ocorre no bloco C67 da Universidade, às 19h30

O Coletivo Autista, da Universidade Estadual de Maringá (Cautiuem), promove, na noite de hoje (9), a palestra "Adaptação sensorial de ambientes para autistas". O evento de extensão ocorre às 19h30, no Auditório do bloco C67 (Engenharia Civil) do câmpus-sede, e será ministrado pela terapeuta ocupacional Luciana Sanged Portella, com mediação da pós-graduanda em Engenharia Urbana pela UEM Isabela Alves de Paula.

A estudante Mariana Garcia, fundadora do Cautiuem, também participará do evento com uma fala sobre a atuação do coletivo. Em entrevista, Garcia destacou a importância desse tipo de realização para o movimento. “É muito importante termos visibilidade e mostramos que os autistas podem estar cursando o ensino superior. Os autistas podem, sim, estar em todos os lugares, mas com o suporte necessário. Podem participar estudantes, pesquisadores e toda a comunidade que quer nos ajudar e agregar pela causa autista”, afirmou a graduanda em História.

O evento é aberto às comunidades interna e externa da Universidade. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre 19h e 19h30, antes da palestra, no térreo do bloco C67. A realização do Cautiuem tem apoio do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) da UEM e da empresa ProHabilite.

Palestrante: Luciana Sanged Portella graduou-se em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP), em 1995. Ela tem certificação internacional em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Portella ainda tem experiência clínica em psiquiatria infantil, autismo infantil e adulto, neonatologia, neurologia infantil, integração sensorial e desenvolvimento neuropsicomotor.

Coletivo Autista da UEM: O Cautiuem foi fundado em 2019, pela graduanda da UEM Mariana Garcia. A estudante de História, diagnosticada com autismo aos 17 anos de idade, se inspirou no Coletivo Autista da USP para criar o movimento na instituição. Atualmente, segundo Garcia, o coletivo conta com 10 a 15 membros atuantes pela conscientização e visibilidade dos autistas na universidade. Entre os membros, estão estudantes de graduação e pós-graduação, além de dois professores da UEM.