2023 11 07 Simpósio em Ciencia e Engenharia de Alimentos 8159

Objetivo é promover e divulgar à comunidade acadêmica, científica e, em geral, o que está sendo desenvolvido na UEM

Galeria de fotos

Foi realizada hoje (7), no auditório do bloco B-33, do câmpus sede, a abertura do Primeiro Simpósio em Ciência e Engenharia de Alimentos, dos Programas de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PPC) e de Engenharia de Alimentos (PEG), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A cerimônia contou com a presença da vice-reitora Gisele Mendes.

Objetivo do simpósio é promover e divulgar à comunidade acadêmica, científica e, em geral, o que está sendo desenvolvido na UEM e as atualidades na área de alimentos. O evento é gratuito para os participantes.

Os expressivos resultados classificam o PPC entre os mais conceituados programas na área de alimentos no Brasil. A expectativa da organização é que o evento tenha aproximadamente 200 participantes, entre professores, alunos de graduação, pós-graduação, egressos, e convidados, onde apresentarão temas importantes para a formação de profissionais e para produção de alimentos no país.

A vice-reitora Gisele Mendes falou sobre a importância dos cursos stricto sensu ligados aos programas e da expansão da pós-graduação na UEM, assinalando “que fortalecemos cada vez mais a nossa universidade com ciência, inovação, tecnologia e pesquisa”. Ela falou também sobre a relevância do investimento na ciência, sobretudo na pós, onde as instituições públicas fazem a diferença.

Mendes conclui afirmando que existem no Brasil 33 milhões de pessoas passando fome e que a alimentação é um direito básico do ser humano, onde consta na emenda constitucional 90/2015 “o direito à alimentação, assim como o direito ao transporte, à moradia, ao trabalho. Ela passou a constar como direitos de segunda geração, sem os quais as pessoas não têm como viver. Tudo bem que eu tenho direito à vida, mas se eu não comer, se eu não morar, se eu não tiver um trabalho, como vou viver? Então é muito importante que todos tenham esses direitos”.

Para o professor e organizador, Oscar de Oliveira Santos Junior, “a expectativa é que os alunos aproveitem o evento ao máximo, principalmente para fazerem integração, realizarem contatos científicos e enriquecerem seus conhecimentos”.

O Primeiro Simpósio de Ciência e Engenharia de Alimentos termina amanhã (8).

Sobre: O PPC/UEM possui 13 anos de atividades, e, neste período, foram formados aproximadamente 250 profissionais, mestres e doutores, que ocupam expressivas posições em instituições públicas e em diversas empresas no Brasil e no exterior. Além disso, o programa produziu ciência, divulgada à comunidade, por meio de 50 artigos científicos a cada ano. Esses e outros resultados demonstram a forte contribuição do programa para a produção de alimentos brasileira e para o desenvolvimento econômico e social do país.