Projeto Lavi

Projeto Lavi e instituições parceiras buscaram promover o acesso de migrantes ao mercado de trabalho

O projeto Lavi, pertencente ao projeto de extensão Enactus, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), participou da Feira de Empregabilidade para Migrantes, realizada em 31 de outubro. O objetivo do evento foi proporcionar oportunidades de emprego para migrantes e refugiados de Maringá e região.

O Lavi é composto por 10 membros que buscam analisar o perfil dos migrantes e entrar em contato com empresas regionais, tentando encaixá-los em vagas de emprego disponíveis ou desenvolver, em parceria com elas, processos seletivos específicos para esse público. Para as empresas, o Lavi traz funcionários qualificados e ambiente diverso, linguística e culturalmente, para os migrantes, emprego digno e a chance de se estabelecerem no país.

As empresas convidadas pela comissão organizadora do evento disponibilizaram um total de 982 vagas de emprego. Durante o evento, os migrantes tiveram a oportunidade de apresentar seus currículos e documentos, e algumas entrevistas de emprego foram realizadas no próprio local. Além disso, era ofertada a opção de auxiliá-los na elaboração de currículos, o que facilitou o processo de busca por emprego.

Números alcançados durante a Feira de Empregabilidade:

• Número de vagas abertas nas empresas: 982
  • Número de migrantes que compareceram ao stand das empresas: 71
  • Número de currículos elaborados durante a Feira: 7
  • Número de migrantes encaminhados para participar de seleção: 6
  • Número de migrantes entrevistados durante a Feira: 42
  • Número de migrantes contratados durante a Feira: 2, que avançaram para a segunda etapa do processo seletivo.

Esses números demonstram o impacto positivo da iniciativa e a participação ativa dos migrantes em busca de oportunidades de emprego.

A feira foi organizada pela Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), da Prefeitura Municipal de Maringá, e a Agência do Trabalhador, em parceria com o Instituto Ethnos Brasil, Instituto Sendas, Cáritas Arquidiocesana de Maringá e a Associação dos Estrangeiros Residentes na Região Metropolitana de Maringá (Aerm). Ela ocorreu no piso superior do Terminal Intermodal Urbano de Maringá.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)