Foto Semana Biblioteca

Palestras, oficinas, exposições e mesas-redondas ocorrem entre os dias 13 e 17, na Biblioteca Central da UEM

Estão abertas as inscrições para a 4ª Semana da Biblioteca, que ocorrerá entre os dias 13 e 17 de novembro, na Biblioteca Central (BCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As atrações serão disponíveis a toda a comunidade universitária, bem como à comunidade externa. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até a data de abertura do evento, por meio deste link. O evento oferece certificado por horas de participação.

A 4ª Semana da Biblioteca é promovida pela Pró-Reitoria de Ensino (PEN) e pela Biblioteca Central, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e da Diretoria de Cultura (DCU) da UEM, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura de Maringá (Semuc).

Segundo a diretora da BCE, Márcia Regina Paiva, um dos objetivos do evento é mostrar para a comunidade a pluralidade de ações e conhecimentos produzidos na Biblioteca. “Nossa expectativa é fazer a junção de educação, arte e cultura em um só espaço. Queremos mostrar que biblioteca não é só um guarda-livros, mas vai muito além disso. Ela tem que ser plural, dinâmica”, afirmou. “Queremos aproximar a comunidade interna e a externa, promovendo pluralidade, diversidade e inclusão”, completou.

A Semana da Biblioteca da UEM chega a sua quarta edição, após realizações em 2012, 2015 e 2017. Nos anos anteriores, o evento ocorreu durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, entre os dias 23 e 29 de outubro, conforme o Decreto Federal 84.631/1980. Neste ano, de acordo com Paiva, a mudança para meados de novembro ocorreu devido ao calendário acadêmico. O evento também faz parte das comemorações de aniversário da BCE, que completa 49 anos em 2023.

Atrações

A abertura do evento está marcada para a próxima segunda-feira (13), às 19h30, seguida por apresentação musical do Coro Escola Universitário da UEM e pela mesa-redonda intitulada “O futuro da biblioteca universitária”. O ciclo de palestras, realizadas no Auditório da BCE, segue até sexta-feira (17) com atrações diárias, à exceção de quarta-feira (15), feriado do Dia da Proclamação da República. Você pode conferir a programação completa do evento ao final da matéria.

Entre os destaques, está a palestra “Cultura em Maringá: ações da atual gestão para fortalecimento do campo do livro, leitura e literatura”, apresentada na terça-feira (14), às 9h, pelo Secretário Municipal de Cultura, Victor Simião. Na sexta-feira (17), o lançamento de dois livros marca o último dia de palestras: “Cultura digital e educação”, dos professores Josimayre Novelli e Flávio Rodrigues de Oliveira, a partir das 9h, e “Educação na sociedade do espetáculo”, do professor William Cazavechia, às 19h30.

Exposição e oficinas

Durante a 4ª Semana da Biblioteca, a comunidade também poderá participar de uma exposição e duas oficinas de produção. Entre os dias 13 e 18, o Hall de Exposições da BCE recebe a exposição “Biblioteca Central da UEM: memórias de uma história”. A Oficina de Fotocolagem, ministrada pelo artista plástico Paulo Martinelli, ocorre nos dias 13, 14, 16 e 17, entre 9h e 12h, com vagas limitadas. A atividade oferece certificado de 12 horas, e as inscrições devem ser feitas neste link. Já a Oficina de Cerâmica, cujas vagas já estão preenchidas, será ofertada pelo servidor da UEM Alan Toledo, na quinta-feira (16), das 14h às 18h. Ambas oficinas serão realizadas no Laboratório de Informática da BCE.

Confira abaixo um vídeo de divulgação e a programação completa da 4ª Semana da Biblioteca:

Programação completa

13/11/2023

- 19h30 – Abertura oficial;

- 19h45 – Apresentação do Coro Escola Universitário, do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC) da UEM – Regente: professora Andréia Anhezini;

- 20h15 – Mesa-redonda: O futuro da biblioteca universitária. Neide Zaninelli (Diretora do Sistema de Bibliotecas da UEL), professora Jani Alves da Silva Moreira (DTP/PPE/UEM) e Leila R. Nascimento (Bibliotecária da UniCesumar). Mediação: Edilson Damásio (Bibliotecário do DMA/UEM).

14/11/2023

- 9h a 10h30 – Palestra: Cultura em Maringá: ações da atual gestão para fortalecimento do campo do livro, leitura e literatura. Victor Simião (Secretário Municipal de Cultura de Maringá);

- 13h30 a 17h30 – Minicurso: aplicativos úteis na pesquisa e educação. Rodrigo Holanda Marques (UEM);

- 19h30 a 21h30 – Cine Concerto: Alice no país das maravilhas. CineUem/Professor Rodrigo Gontijo (UEM).

16/11/2023

- 9h a 10h30 – Palestra: Educação, diversidade e inclusão. Professor Éder Gimenes (UEM);

- 14h a 16h – Palestra: Uni(Di)versidade Cultural: Cultura e Diversidade em Debate. Professor Emilio Gonzalez (UTFPR);

- 19h30 a 21h30 – Palestra: Arte contemporânea para todos: lugares, memórias e pluralidades. Professora Vanessa S. Deister de Sousa (DHI/UEM).

17/11/2023

- 9h a 11h – Palestra/Lançamento de livro: Cultura digital e educação. Professora Josimayre Novelli (DLM/UEM) e Professor Flávio Rodrigues de Oliveira (DPD/UEM);

- 14h a 16h – Palestra: A informação jurídica nas mídias e redes sociais: ampliando o acesso. Bibliotecária Eliane Jovanovich (UEL);

- 19h30 a 21h30 – Palestra/Lançamento de livro: Educação na sociedade do espetáculo. Professor William Cazavechia (UEM).

Exposição

- Biblioteca Central da UEM: memórias de uma história – dias 13 a 18/11/2023 – Hall de Exposições da BCE.

Oficinas

- Oficina de Fotocolagem – Paulo Martinelli (UEM) – dias 13, 14, 16 e 17/11/2023, das 9h às 12h – Laboratório de Informática da BCE;

- Oficina de Cerâmica – Alan Toledo (UEM) – dia 16/11/2023, das 14h às 18h – Laboratório de Informática da BCE (vagas já preenchidas).

Você pode encontrar mais informações sobre a 4ª Semana da Biblioteca neste link.