arena maringa site

Evento gratuito apresentará empresas e universidades que, por meio de projetos, conquistam selo ODS

De 10 a 12 de novembro, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai participar, no Eurogarden, conhecido como “o bairro mais sustentável do mundo”, do Arena Sustentável Maringá, evento promovido pelo Grupo Maringá de Comunicação (GMC); com o apoio da UEM e da Prefeitura da cidade; que tem a consultoria da Geração Social, empresa especializada em auxiliar negócios a adotar práticas de responsabilidade social.

Durante o evento, os visitantes vão poder entender melhor os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) e conferir ações práticas adotadas por empresas maringaenses que conquistaram os chamados selos ODS, inclusive a UEM, e uma identificação que atesta que elas estão no caminho para tornar o mundo um lugar melhor. Em Maringá, a certificação é promovida pelo Instituto Acim (Associação Comercial e Industrial de Maringá) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael da Silva, “a UEM se destaca nesse campo porque ela tem milhares de ações, de projetos de pesquisa e de extensão, conectados aos ODSs. Para vocês terem uma ideia, hoje nós temos mais de 1.300 projetos de pesquisa e extensão sendo desenvolvidos na UEM, que estão conectados a alguns dos 17 objetivos”.

Silva ainda ressaltou que a UEM possui 308 projetos oriundos da área da Saúde, “na sua maioria, tendo o Hospital Universitário de Maringá (HUM) como o grande propulsor desses programas. Então, para nós poder divulgar essas nossas ações e trazer a população para se engajar nessa agenda é algo fundamental”.

Sobre: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.