Cerimônia contou com a participação de servidores, docentes e estudantes que atuam no hospital
Mais uma noite para entrar na história do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM)! Foi assim a solenidade em comemoração aos 35 anos de sua fundação que aconteceu ontem (31), na sede do Sicredi Dexis e contou com a participação de mais de 300 pessoas de Maringá e outras cidades.
Estiveram no evento servidores ativos e aposentados, docentes, estudantes e autoridades locais e regionais que puderam acompanhar durante a cerimônia apresentações musicais, a exibição de videodocumentário, o lançamento da revista comemorativa, além das homenagens aos ex-superintendentes, a servidores e aos departamentos dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que atuam no hospital.
A anfitriã da cerimônia, a superintendente do HUM, Cremilde Radovanovic, agradeceu a presença de todos e destacou que esta noite foi idealizada para os servidores, docentes e alunos. “Olhando para trás, há 35 anos e recordamos os primeiros passos desafiadores que deram origem ao Hospital Universitário de Maringá. Um hospital que, desde o início, nasceu para formar profissionais e oferecer cuidados de saúde acessíveis e de qualidade. Hoje se tornou um gigante, não de estrutura física, mas para nós um gigante em atendimento, em ensino e em servidores envolvidos e empenhados em manter a excelência, pensada desde a sua concepção”.
Cremilde também ressaltou a importância do HUM para todas as cidades que estão na sua área de abrangência. “O que seria de Maringá e região sem o HUM? Não consigo imaginar, pois a sua importância transcende não apenas o âmbito da saúde pública local, mas abrange toda a regional de macrorregional. Quando penso na sua trajetória, é impossível não se emocionar com as histórias que moldaram essa jornada”, afirma.
A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, destacou que o HUM nasceu da iniciativa do então prefeito na época, Said Ferreira, que era médico e político e sabia da necessidade da cidade ter um hospital público que tivesse um pronto-socorro. “Então ele uniu esforços com o reitor da época, Fernando Pontes, depois com o Décio Sperandio e mais tarde, Manoel Jacó Garcia Gimenes para que o HUM começasse a existir”.
Gisele também aproveitou a oportunidade para falar sobre as expectativas da gestão para os próximos anos do hospital. “Terminar o nosso bloco cirúrgico e o nosso bloco industrial, onde ficarão alocados o refeitório, o estoque, a lavanderia, enfim, toda essa parte que precisa ser retirada de dentro do HUM atual, que será colocado em um espaço mais adequado. Então, estas são prioridades da nossa gestão, pelo menos para a retomada das obras e esses recursos estão sendo buscados junto ao Ministério da Saúde, principalmente à Secretaria de Saúde do Estado”.
Para o reitor, Leandro Vanalli, o HUM é um orgulho não só para a gestão, mas toda a nossa região, destacando que o HUM foi importante para a instalação e excelência dos cursos na área da saúde: Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem...por isso, é uma estrutura que deve ser cuidada e valorizada por toda a comunidade, defende Vanalli.“Eu, como reitor da UEM, convido e peço a ajuda de toda a nossa cidade, a nossa região, os nossos representantes políticos, para o fortalecimento dia a dia do nosso hospital. Ele precisa de um apoio contínuo, da sua defesa, como maior hospital público, 100% SUS, da nossa região”
Ao fim do evento foi servido um coquetel aos participantes e todos receberam um exemplar da revista comemorativa, produzida em parceira com a editora Dia a Dia. Para ter acesso a galeria de fotos do evento clique aqui.