PMA

Congresso contará com palestras apresentadas por pesquisadores de diversas universidades do Brasil e exterior

O Departamento de Matemática (DMA), o Programa de Pós-Graduação em Matemática (PMA) e integrantes do grupo de pesquisa Teoria de Lie e Aplicações, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizam entre os dias 6 e 8 de dezembro, no bloco F67, do câmpus sede, o VIII School and Workshop on Lie Theory, congresso internacional bianual sobre Teoria de Lie e sua relação com geometria, topologia, dinâmica, sistemas de controle, além de outras linhas de pesquisa.

A ideia é promover a interação entre professores, pesquisadores e acadêmicos, dando a eles a oportunidade de compartilhar experiências de ensino-aprendizagem e de pesquisa científica, além da transmissão de conhecimento e de técnicas empregadas em estudos avançados desta teoria e de suas aplicações em diversas áreas da ciência.  

O congresso contará com atividades como, um minicurso e palestras apresentadas por pesquisadores de diversas universidades do Brasil e exterior.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site do congresso, clicando aqui. O evento é voltado para docentes, alunos de graduação e pós-graduação em Matemática na UEM.

O professor e um dos organizadores do evento, Ryuichi Fukuoka, explicou que “a Teoria de Lie é uma área da matemática que permeia diversas linhas de pesquisa, tais como geometria, topologia, teoria de controle e sistemas dinâmicos. Este evento bianual está em sua oitava edição, não só promovendo o intercâmbio científico entre os participantes, mas também contribuindo na formação de futuros pesquisadores. Esperamos que este evento continue colaborando para o crescimento da área como um todo, em particular no Departamento de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Matemática da UEM”. 

A programação do evento e mais informações podem ser obtidas no site ou por meio do e-mail liecongress@gmail.com.