AGEUNI

Professores da universidade contribuirão para o desenvolvimento de Maringá e de outras cidades do estado

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do estado do Paraná, divulgou o resultado do 1º Edital da Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável do Paraná (Ageuni), no qual a Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi a Instituição de Estadual de Ensino Superior (IEES) que mais captou recursos para projetos, com o valor de R$ 6.734.470,66.

A Ageuni UEM é a instituição que mais captou recursos para projetos que resultarão em desenvolvimento regional por meio de pesquisa. O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)/UEM é responsável pelo programa na universidade.

Os professores da instituição contribuirão para o desenvolvimento de Maringá e de outras cidades do estado. Os resultados impactarão cooperativas, municípios, pequenas, médias e grandes empresas.

Segundo a professora e coordenadora da Ageuni e do NIT, Keila de Souza Silva, “os recursos que serão transferidos fortalecerão a pesquisa e pós graduação da instituição, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável regional e estadual. É um trabalho em que todos ganham.”

Para o reitor Leandro Vanalli, este resultado demonstra o quanto a UEM é uma instituição preparada para fortalecer o desenvolvimento da região onde está inserida, seja para auxiliar na elaboração de projetos ou para prestar serviços da mais diversa natureza.

Ainda segundo o reitor, as demandas apresentadas deixam claro que as empresas e os municípios precisam do apoio da universidade em termos científico, técnico e de capital intelectual. A partir disso, diz ele, a UEM ajudará a construir projetos voltados ao desenvolvimento regional, econômico e de aspecto social e humano, gerando progresso para a região.

Segue abaixo o resultado de todos os projetos do estado:

ageuni projetos por universidade

ageuni fatia do orçamento por área

ageuni fatia do orçamento por categoria