DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Reconhecida pela excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, a UEM possui um quadro altamente qualificado

O cidadão quer um serviço público proporcionado pelo Estado que funcione, e, para isso, exige servidores dedicados e preparados para fazerem o melhor visando atenderem às suas necessidades. A prestação do serviço público é das mais importantes atividades de uma comunidade, de uma sociedade ou de uma nação.

Nenhum país, estado ou município funciona sem seu quadro de servidores públicos, responsáveis pelos diversos serviços colocados à disposição do cidadão. Portanto, é de suma importância exaltar quem executa o papel de prestador de serviço à sociedade. Neste contexto, prestar serviço à população com qualidade e dedicação deve ser sempre a meta dos servidores e estar entre seus objetivos.

Integrantes de uma categoria fundamental para a vida dos cidadãos, mas precarizada nos últimos tempos, tanto na questão salarial quanto nas condições de trabalho, o servidor público celebra neste sábado (28), o seu dia, uma data criada por lei há 84 anos.

O Dia do Servidor Público foi instituído no governo do presidente Getúlio Vargas e as leis definindo os direitos e deveres desses funcionários foram implementadas em 28 de outubro de 1939. A mesma lei que criou a data também implantou o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

No Brasil, o serviço público teve origem em 1808, com a instalação da Real Família Portuguesa que, precisando promover o desenvolvimento da então colônia, dentro dos parâmetros da diplomacia real, percebeu a importância do trabalho administrativo. Uma curiosidade é que existe diferença entre servidor e funcionário público, pois enquanto o primeiro se insere numa categoria regida pelo regime estatutário, os demais agentes públicos ocupam cargos comissionados e são governados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os servidores públicos não têm direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), ao contrário dos outros agentes públicos. Ou seja, a principal distinção da categoria está no regime de contratação. Quem tem o regime estatutário não recebe o benefício e quem é CLT recebe.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), instituição criada há 53 anos, reconhecida pela excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, possui um quadro de servidores (professores e agentes universitários) altamente qualificado. Segundo a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRH), de 1.876 deles, 544 têm graduação, 432 especialização, 169 mestrado e 91 doutorado. Este grau de capacitação ajuda a universidade a conquistar o grau de excelência de que desfruta.

Uma demonstração sobre a qualidade da ciência produzida na UEM é que nove docentes da instituição são destaques entre os pesquisadores mais influentes do mundo, conforme o ranking Updated Science-Wide Author Databases of Standardized Citation Indicators, publicado pela Editora Elsevier. Entre 22 docentes das universidades estaduais, que tiveram seus trabalhos científicos bem conceituados por meio da publicação internacional, a liderança do pesquisador Ângelo Agostinho (UEM), na área de Pesca, obteve a primeira classificação no Brasil e no índice global atingiu a 115ª posição.

O reitor Leandro Vanalli cumprimenta todos os servidores e servidoras nesta data tão especial, que deve ser sempre lembrada, valorizada. “Para nós da UEM, é motivo de muita honra saber que a UEM tem no seu quadro de servidores, excelência, e, por meio desta excelência, temos feito diferença na vida de tantos estudantes, de tantas regiões onde estamos. Quero parabenizar e dizer que vocês são o orgulho da nossa universidade e símbolo de todo valor e de todo respeito que a nossa UEM tem por vocês”.

Para a vice-reitora Gisele Mendes, “nossos servidores, servidoras, tanto os agentes universitários quanto os docentes, são servidores públicos da instituição, que têm por missão precípua atender o interesse público. O dia do servidor público foi criado em 1939 pelo presidente Getúlio Vargas, no dia 28 de outubro, e, na nossa constituição atual, a palavra funcionário foi trocado por servidor. Tanto é que ela aparece mais de 180 vezes e a palavra funcionário aparece uma vez só, porque nós somos servidores, atendemos o interesse público. Então, a você que é servidor e servidora da nossa UEM o nosso parabéns e o nosso agradecimento muito especial de coração”.

Neste dia 28 de outubro, saudamos nossos servidores e servidoras, docentes e técnico-administrativos, que com ética, comprometimento e responsabilidade se dedicam em prol da Universidade Estadual de Maringá.