Apresentação Bruna Saraiva

Doutoranda é premiada por técnica que combate ação de micro-organismos no leite

A aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Bruna Barnei Saraiva, foi premiada pela sua apresentação oral no 32° Congresso Brasileiro de Microbiologia (CBM), que ocorreu entre os dias 18 e 22 de outubro, em Foz do Iguaçu.

Premiada como o melhor trabalho na área “Developing Scientist Award Competition - International Committee on Food Microbiology and Hygiene (ICFMH), a pesquisa buscar estudar o efeito da fotoinativação microbiana em deteriorantes em leite. Ela é orientada pela professora do Departamento de Zootecnia (DZO), Magali Soares dos Santos Pozza.

O estudo objetivou determinar a viabilidade celular de isolados de estafilococos submetidos à inativação fotodinâmica mediada por Riboflavina (vitamina B2) e Curcumina in vitro e em leite fluído. Por meio desta técnica, foram obtidos resultados promissores de inibição.

Saraiva é graduada e mestre em Zootecnia pela UEM. Sua pesquisa de mestrado pertence à área de produção animal, com ênfase em tecnologia de produtos de origem animal e dedicou-se a inativação fotodinâmica de bactérias psicrotróficas em queijos.

O evento contou com a participação de mais de 1500 congressistas e mais de 1400 trabalhos submetidos. Sendo conhecido nacionalmente, ele é realizado pela Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM).

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)