2019 09 30 Professor Manuel Jaco Garcia Gimenes Ex Reitor UEM 7563

Reitoria concede título a ele, que teve também papel de destaque ainda na criação do CRG e no estímulo ao turismo; veja galeria de fotos

Como forma de reconhecimento do papel relevante que o professor teve para a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Reitoria publicou, ontem (26), um Ato Executivo concedendo a Manoel Jacó Garcia Gimenes o título de Doutor Honoris Causa. A solicitação da entrega desta honraria já estava tramitando no Conselho Universitário (COU) a pedido do Diretor do Câmpus Regional de Goioerê, Washington Luiz Félix Santos.

Professor Jacó, como era conhecido, faleceu na manhã desta sexta-feira (27), num hospital em Curitiba, em decorrência das complicações de um câncer. 

Ao longo da vida, recebeu dezenas de homenagens, incluindo o título de Cidadão Benemérito do Paraná, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado e entregue, em Maringá, em maio de 2008.

Ele nasceu em Franca, São Paulo, e tinha 70 anos. Em 1969, com a notícia da criação da UEM, transferiu residência em 2 de dezembro para a cidade de Maringá. Em 1971, ingressou na UEM no curso superior em Licenciatura em Química, integrando a primeira turma. A formatura ocorreu em dezembro de 1974 e Jacó foi o orador da turma. Em maio de 1975, iniciou a carreira como docente na universidade, onde exerceu os cargos de chefe de Departamento de Química, diretor do Centro de Ciências Exatas, pró-reitor de Ensino e Pesquisa (1982 e 1983) e de vice-reitor (1986 a 1990). Desde março deste ano, fazia parte do Conselho de Integração Universidade-Comunidade (CUC).

Compromisso com os estudantes

Fernando e Jacó 28042005

Com o reitor Fernando Ponte de Souza, a primeira chapa eleita democraticamente

Ao virar vice-reitor, tornou-se, junto com Fernando Ponte de Souza, companheiro de chapa, os primeiros gestores da UEM eleitos democraticamente, pois até então, durante o regime militar, os dirigentes das instituições públicas de ensino superior eram nomeados pelos governos mediante apresentação de uma lista sêxtupla.

Logo no início da gestão, Jacó e Fernando se destacaram por terem assumido, a pedido dos estudantes, o compromisso de não reajustarem o preço das mensalidades. O compromisso foi mantido e esta iniciativa teve importância fundamental no avanço da conquista da gratuidade do ensino nas universidades estaduais públicas paranaenses.

Um fato curioso é que quatro anos antes, em 1982, numa consulta feita à comunidade universitária da UEM, Jacó foi o preferido para assumir a Reitoria, apesar da inexistência do voto direto à época. Porém, o então governador Hosken de Novaes decidiu se guiar pela tradicional lista sêxtupla para fazer a nomeação, ignorando a preferência dos membros da comunidade. 

Criando o Câmpus de Goioerê

Professor Manoel Jaco Garcia Gimenes 1

Discursando na criação do Cãmpus Regional de Goioerê

Nos anos de 1984 e 1985, atuou em Curitiba na Secretaria de Estado da Educação como coordenador do Centro de Ciências do Paraná – PADCT/SPEC, quando proferiu palestras e cursos em todas as regiões do Paraná, tendo como destaque as Feiras Escolares de Ciências e seus projetos. 

No período de 1990 a 1992, implantou e presidiu a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri (FADCT), que viabilizou a instalação da UEM com o Câmpus Regional de Goioerê. Vale ressaltar que além do CRG, ele teve atuação primordial e decisiva no surgimento dos câmpus regionais do Noroeste (CRN), em Diamante do Norte, e do Arenito, em Cidade Gaúcha.

Em Campo Mourão foi Secretário da Indústria, Comércio e Turismo de 1994 a 1997 e assessor de Desenvolvimento junto à Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), onde implantou, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), o Programa de Desenvolvimento nos Municípios (Proder). 

Em 1996, Jacó criou em Campo Mourão o Instituto de Cultura e Desenvolvimento, responsável pela prestação de serviços em Educação Empreendedora, Gestão Municipal e Negócios do Turismo. O órgão tinha como clientes prefeituras municipais, empresas, instituições de ensino e o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar).

Ainda em Campo Mourão, presidiu o Conselho Municipal de Turismo e coordenou o Processo de Municipalização do Turismo, com a conquista do Selo Ouro junto ao Governo do estado do Paraná. Nesta época teve início a construção do Roteiro Gastronômico do Turismo Regional via Projeto Bem-te-vi, pelo qual diversos municípios oferecem hoje seus pratos típicos. 

Apoio ao turismo regional

Em maio de 2003, Jacó institucionalizou em Maringá o movimento iniciado em 1998 em Campo Mourão na forma de uma organização da sociedade civil de interesse público, a Rede de Turismo Regional (Retur). Ele exerceu o cargo de presidente da entidade e atuou como técnico junto aos projetos de desenvolvimento sustentável pelo Turismo: Geter, Costa Rica, Corredor do Ivaí e Governança do Turismo no Noroeste do Paraná. O professor detém o recorde nacional de 185 cursos ministrados em Turismo Rural, entre setembro de 2003 a julho de 2007. 

Palavras do reitor e da vice

PHOTO 2023 10 27 09 12 09

Reunido com a Reitoria e a direção do hospital universitário

Aposentou-se como professor adjunto em junho de 2004. Nos últimos anos, o professor vinha atuando como assessor do Gabinete da Reitoria para dar apoio na viabilização de alguns projetos da administração da universidade, entre eles a Escola de Desenvolvimento Regional (EDR), lançada em novembro de 2022.

Na última reunião ampliada de equipe, em 11 de outubro, com o objetivo de celebrar o primeiro ano desta gestão da UEM, Jacó gravou um vídeo especialmente para o evento. No vídeo, ele expressa o desejo de que a administração tenha êxito e se dispunha a colaborar em qualquer momento. 

Há alguns meses, se transferiu para Curitiba para trabalhar como diretor da Secretaria de Turismo do Paraná (Setu).

PHOTO 2023 10 27 09 18 19

Jacó gravou em vídeo uma mensagem para o evento sobre um ano da gestão da UEM

Para o reitor da UEM, Leandro Vanalli, o professor Jacó foi um líder nato, além de visionário. O reitor, que na semana passada visitou, na capital do Estado, o gabinete do professor na diretoria da Setu, lembrou que, “como sempre, Jacó era um sábio, conselheiro e cheio de ideias e planos para a UEM”.

Na opinião de Vanalli, o ex-vice-reitor será lembrado como um homem de espírito público e empreendedor, conhecedor profundo da importância da relação entre a universidade e a sociedade e das dimensões social, econômica e cultural proporcionada pela inserção da universidade nas comunidades regionais.

A vice-reitora Gisele Mendes diz que Jacó foi um grande vice-reitor, um grande líder, e esta liderança se manteve até o final da vida dele, como assessor especial de nossa gestão na Reitoria. “Só temos orgulho de tê-lo tido conosco não somente agora neste momento crucial, em que foi um grande conselheiro, do Leandro e meu, mas também enquanto gestor (1986 – 1990), quando então foram fundados o Hospital Universitário Regional de Maringá, os cursos de Medicina e Odontologia e o Câmpus Regional de Goioerê”. 

Para ela, estes são apenas alguns “dos grandes feitos que podemos citar deste grande homem. Sem Jacó Gimenes, a universidade não seria a mesma”. Além do mais, diz a vice-reitora, ele foi um entusiasta da universidade pública, gratuita e de qualidade, que, até o final da vida, operou, trabalhou e esteve atuando em prol da UEM.