Fórum Abruem

Entre as temáticas abordadas estão os relatos de experiências exitosas das IEES e municipais na área de saúde mental

Imagens: Divulgação

Está sendo realizado, entre os dias 18 e 21 de outubro, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró, o 70° Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), com a temática "A capilaridade do ensino superior brasileiro: fortalecimento e reconhecimento das instituições de ensino superior estaduais e municipais no sistema nacional de educação". O evento reúne representantes de Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) filiadas à Abruem.  

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está sendo representada pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), Mauricio Reinert do Nascimento, o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação (PPG), Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani, a superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, a assessora Especial de Articulação de Políticas de Inclusão, Isabel Cristina Rodrigues e o assessor do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Marcio Pascoal Cassandre. Tanto o reitor Leandro Vanalli quanto a vice-reitora Gisele Mendes não puderam participar do evento devido a compromissos agendados com o governo do Estado. 

O fórum, nesta edição, vai apresentar as seguintes câmaras técnicas: Saúde e Hospitais Universitários de Ensino; Assuntos Estudantis e Ações Afirmativas; Gestão, Governança e Legislação; Internacionalização e Mobilidade.

Entre as temáticas abordadas estão os relatos de experiências exitosas das IEES e municipais na área de saúde mental; boas práticas de desenvolvimento de redes internacionais; e desafios no financiamento das universidades estaduais e municipais.

Cada câmara técnica apresentará os diagnósticos situacionais específicos de uma instituição. O trabalho vem sendo realizado desde a instalação de cada uma delas neste ano de 2023. Dos diagnósticos, fazem parte a apresentação dos dados e informações que foram coletados e sistematizados ao longo deste ano pelas universidades que compõem a Abruem.

A coleta de dados foi realizada por meio dos membros das respectivas câmaras, que se encarregaram do preenchimento de um questionário semiestruturado, sistematizado por equipes menores de cada câmara.

Sobre: O Fórum da Abruem acontece semestralmente, tornando-se um espaço de diálogo e colaboração entre as instituições estaduais e municipais de ensino superior do Brasil, reunindo líderes acadêmicos comprometidos em promover a excelência na educação, pesquisa e extensão.