Captura de tela 2023 10 16 153050

Evento será para toda a comunidade; sendo uma troca de conhecimento histórico entre o ensino acadêmico e religioso

O Grupo de Pesquisa em História de das Crenças e Ideias Religiosas (HCIR), do Departamento de História (DHI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoverá o encontro “Maringá de todos os santos?”, um questionamento sobre espaço das religiões afro-brasileiras na sociedade maringaense.

O evento ocorrerá nesta terça-feira (17), às 19h, no auditório do Bloco B-33, câmpus sede da universidade. Para fazer a inscrição, basta acessar este link e preencher o formulário. A mesa-redonda terá mediação da professora Vanda Serafim do Departamento de História (DHI).

Os convidados do evento serão: Mãe Clô, liderança umbandista atuante em Maringá há 40 anos; Mãe Glória, liderança do Tambor de Mina atuante em Maringá há quase 20 anos; e Eronildo da Silva, pesquisador e autor do livro “Maringá de todos os santos? Orixás, Voduns, Inquices e Guias”; além do Roda de Encanto, grupo que se organiza a partir do Maracatu, fé e resistência, no ecoar dos tambores. O encontro terá, ainda, uma feira Ebó Dengo com Arte, moda, decoração, beleza, comidinhas e valorização do trabalho de afro-empreendedores maringaenses.

O evento é organizado a partir das confluências de aprendizados acadêmicos e afro-religiosos, visando credibilizar e fazer emergir o conhecimento da cidade de Maringá sobre os saberes, vivências e trajetórias das religiões afro, tantas vezes apagados e silenciados pela cultura colonial.