Concurso Moda UEM

Equipes criaram uma coleção reutilizando materiais têxteis; evento abordou networking, inovação e moda

O Grupo Caminhos do Café, composto por estudantes do curso de Moda, do Câmpus Regional de Cianorte (CRC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), conquista terceiro lugar no concurso do programa Re•Modelar. Evento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) contou com 10 equipes participantes, sendo 3 três delas compostas por alunos da UEM.

O concurso foi baseado em 4 encontros, sendo 3 deles para o desenvolvimento de uma coleção com o intuito de conceder outros destinos aos materiais das indústrias têxteis que seriam descartados. Durante os encontros, os participantes escolheram os materiais utilizados, confeccionaram as peças e prepararam seu pitch de apresentação.

A proposta era a construção de uma coleção de 5 a 10 looks, com inserção do nome para o grupo, criação de uma procom temática inclusiva ou intercultural, perfil do público alvo, moodboard, desenhos, cartela de cores e estratégia de vendas.

Os estudantes da UEM participaram dos seguintes grupos:

• Grupo Pasmar - Coleção Iclore com temática intercultural, folclore brasileiro, com ênfase na Iara
  • Grupo Caminhos do Café - Coleção com temática intercultural, subcultural do café da região de Cianorte
  • Grupo Cálice - Coleção com temática intercultural, punk no Brasil

“Por mais que ganhemos em terceiro lugar, foi extremamente gratificante ainda por ter sido o primeiro concurso da minha vida e da minha equipe. Aprendemos muitas coisas novas e nos desafiamos a aprender o que não sabíamos”, comenta Julia Franco Montagnini, integrante do Grupo Caminhos do Café.

Para o aluno Maxsuel Feliciano de Jesus, o concurso foi uma oportunidade de colocar em prática os aprendizados que ainda eram teóricos. A coordenadora do curso de Moda da UEM, Maristela Gomes de Camargo, compartilha que “Foi um aprendizado em vários aspectos, trabalhar em equipe, passar por todas as etapas da concepção dos produtos. Ver suas próprias criações materializadas, experimentar materiais e técnicas. Vejo como um trabalho de crescimento pessoal e emocional bem como um amadurecimento a curto prazo”.

O programa objetiva preparar empresas para o mercado da indústria da moda no Brasil. Ele apresenta conteúdos sobre os comportamentos de consumo e as tendências em destaque, com eixos em competitividade e sustentabilidade. A edição deste ano, que ocorreu entre 26 de agosto e 21 de setembro, foi destinada a empreendedores do setor da moda de Maringá e contou com os convidados Rodrigo Cezário, Arlindo Grund e Jum Nakao. Ainda ofertou palestras, networking, consultorias e capacitação.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)