Premiação PCE

Prêmio tem a finalidade de incentivar a realização de trabalhos acadêmicos relacionados à teoria keynesiana

A dissertação “Taxa de juros, preferência pela liquidez e aplicações financeiras das pessoas físicas no Brasil: uma análise por segmentos de aplicadores (2014-2021)” escrita pelo egresso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Roberto dos Santos Rodrigues, orientado pela professora Elisângela Araújo, foi a vencedora do V Prêmio Fernando José Cardim de Carvalho de Tese e Dissertação 2023, promovido pela Associação Keynesiana Brasileira (AKB) em parceria com a Association For Evolutionary Economics (AFEE). A premiação ocorreu no dia 27 de setembro. 

O prêmio é promovido pela AKB e a AFEE que, desde 2019, fazem uma homenagem ao patrono da AKB, Professor Fernando José Cardim de Carvalho. São escolhidas duas categorias: a) melhor tese e b) melhor dissertação; nas quais podem concorrer estudantes de programas de pós-graduação brasileiros. O Prêmio, concedido após a decisão de uma banca composta por renomados professores das universidades brasileiras, ao qual foi unânime, tem a finalidade de incentivar a realização de trabalhos acadêmicos teóricos e/ou empíricos relacionados à teoria keynesiana, em geral, bem como homenagear os autores de teses de doutorado e dissertações de mestrado com esta perspectiva. 

A pesquisa analisou o comportamento dos agentes econômicos no Brasil, aplicadores pessoas físicas, a partir de acontecimentos do contexto específico e relativamente inédito, das décadas recentes. Entre 2014 e 2021, a economia brasileira viveu uma trajetória de instabilidade, destacando-se logo no início desse período a crise econômica no biênio 2015-2016, finalizando com as consequências adversas prolongadas trazidas pelo cenário pandêmico da COVID-19, deflagrada em março de 2020. 

A professora e orientadora, Elisângela Araújo, afirma que esse prêmio é muito importante, “pois a AKB oferece a premiação em um congresso que acontece anualmente, e é um dos congressos mais importantes na área de economia, e ela reúne principalmente o pensamento mais crítico em torno da economia, que a gente chama de pensamento mais heterodoxo, então certamente esse prêmio dele tem muito valor, e foi visto pela gente, ali no departamento, com muita alegria. Foi um prêmio muito importante e significou muito para mim enquanto orientadora e para ele também enquanto autor. 

Roberto dos Santos Rodrigues, não pode comparecer à cerimônia de premiação, sua orientadora foi representá-lo. Ele disse que ficou extremamente feliz com esse reconhecimento, porque quem estuda na UEM, ou já estudou, sabe o quão desafiador é pesquisar, produzir, escrever e ver todo esse esforço, dessa dedicação ser reconhecida, é muito gratificante, muito importante. 

“Essa premiação me dá um gás novo para continuar estudando, enfrentando os desafios do doutorado e continuar pesquisando, continuar produzindo de alguma forma conteúdos que contribuam para as discussões relevantes da atualidade. Fico muito feliz de ter cursado o mestrado na UEM, de ter sido orientando da professora Elisângela, e de poder trazer aqui para instituição esse prêmio, que não é meu, é um prêmio construído a muitas mãos, e eu sou muito grato, muito feliz por fazer parte disso tudo” disse.

Sobre: O keynesianismo é uma teoria econômica formulada pelo economista John Maynard Keynes (1883 - 1946), que defende que deve haver a plena ação do Estado nas políticas econômicas de um país para atingir o pleno emprego e o equilíbrio econômico.