X CIH Arte de divulgação

Objetivo é discutir e aprofundar o debate, com ajuda de exemplos, a refletir sobre a importância da democracia

O Programa de Pós-Graduação em História (PPH), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoverá entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, o X Congresso Internacional de História. O tema escolhido é a redemocratização no Brasil e na América Latina.

Evento tem por objetivo servir de janela nacional e internacional para as atividades desenvolvidas pelo Departamento de História (DHI) e pelo PPH da instituição, e será constituído a partir de uma série de palestras com convidados internacionais, apresentação de trabalhos pelos alunos de graduação e pós-graduação, bem como mesas redondas, em torno do tema.

A opção do tema do congresso, reflete o momento político do país, de saída de uma situação de quase ditadura, para a volta da democracia. Discutir, aprofundar o debate fazendo uso de exemplos dos nossos vizinhos ao sul e refletir sobre a importância da democracia. Além disso, o evento é um catalisador das atividades desenvolvidas pelo DHI e pelo PPH da instituição.

Esse será um evento múltiplo, a qual também congregará: a XXVI Semana de História do DHI, o IX Congresso de História de Ivaiporã e o II Encontro do ProfHistória. O seu eixo maior é o X Congresso Internacional do PPH, o qual é promovido a cada dois anos e tem se tornado tradição na área. A edição deste ano é a primeira a ocorrer depois da pandemia.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio deste link.

Informações como cronograma e programação podem ser obtidas, clicando aqui, pelo e-mail pph.uem2023@gmail.com ou na página do Instagram do PPH: @pph.uem.