banner horizontal de ciencia com recipientes de vidro 23 2149495048

Invenção ajuda a ciência que estuda a deformação e o escoamento de gases ou líquidos submetidos à força ou tensão

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi contemplada com mais uma carta patente, emitida no último dia 3, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A concessão foi para uma invenção que será aplicada em processos de obtenção de propriedades reológicas de fluidos newtonianos e não newtonianos, incluindo os magnéticos.

Intitulado “Reômetro adaptável à máquina universal de ensaios”, o projeto foi desenvolvido pelos pesquisadores da UEM Ivair Aparecido dos Santos, Lays Cristina Gama Lopes e Luiz Fernando Cótica.

O reômetro é um dispositivo de laboratório usado para medir a maneira pela qual um fluido viscoso flui em resposta a forças aplicadas. Os principais diferenciais desta invenção estão relacionados ao seu baixo custo e sua simplicidade. Por ter um modo de operação de cisalhamento direto, a probabilidade de ocorrerem problemas de operação é baixa.

Além disso, o equipamento elimina a necessidade de construir um sistema do zero, já que é possível acoplá-lo a uma máquina universal de ensaio para obter os dados de análise. O projeto é de grande relevância para as áreas de pesquisa científica e técnica, e sua utilização será, principalmente, em laboratórios de ensaios de materiais.

Com esta concessão, a UEM possui 65 patentes concedidas e aguarda a análise de outros 66 pedidos que estão depositados junto ao INPI.Para mais informações, acesse aqui.

Para mais informações, acesse aqui.