Ranking

Ranking THE, que serve de termômetro para a academia, lista o desempenho positivo em diversas áreas

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) mais uma vez está classificada entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, por meio do Ranking World University Rankings 2024, realizado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).

Neste ano, entre as 1.904 universidades classificadas em 108 países e regiões dos cinco continentes, a UEM teve no computo geral internacional a posição 1.501, a mesma do ano passado. Em nível nacional, a UEM permaneceu em 34º lugar. No Paraná, a UEM obteve a 3ª colocação; a PUC Paraná ficou em segundo lugar e a UFPR lidera o ranking nesta edição.

A pontuação desse ranking internacional, que serve de termômetro para academia, trouxe o cálculo de 18 indicadores de desempenho em cinco métricas: ensino (ambiente de aprendizagem); ambiente de pesquisa (volume, renda e reputação); qualidade da pesquisa (impacto e influência); indústria (funcionários e estudantes); e perspectivas internacionais (renda e patentes).

De acordo com a análise THE lista uma série de dados bibliométricos, como a quantidade de pesquisas publicadas e citações, com base na plataforma Scopus da empresa holandesa Elsevier, especializada em conteúdo científico. No total foram mais de 134 milhões de citações em 16,5 milhões de publicações acadêmicas de 68.402 pesquisadores.

Nesta edição, o ranking avaliou 2.673 instituições, das quais 769 não foram classificadas, por não atenderem a todos os critérios de elegibilidade do ranking.

No requisito da categoria ensino, a UEL está na liderança e ocupa a 17ª posição nacional, seguida pela UEM, no 20º lugar entre as instituições brasileiras. Na classificação geral, a UEM manteve a mesma posição do em 2023, na colocação nacional, seguida pela UEL, que aparece no 48º lugar.