Doação de Órgãos

Por meio de histórias de transplantados são mostrados os procedimentos que geram inúmeros sentimentos e salvam vidas

Em homenagem ao Setembro Verde, mês da conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes, e ao Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, a UEM TV lançou, por meio do YouTube, um episódio especial da série “Vozes”. A partir de depoimentos de pessoas envolvidas no processo de doação e recepção, é possível conhecer uma parte do trabalho do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Participaram da gravação Rosane Almeida de Freitas, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HUM, Raquel de Moraes Fonseca, enfermeira do Hospital Santa Rita, o advogado Gabriel Ciochetta e a pastora Roseli Placedina Pires. 

Raquel Fonseca, Gabriel Ciochetta e Roseli Pires são transplantados e relatam suas experiências desde o diagnóstico, a espera da lista de transplante, a cirurgia e o pós-operatório. “É uma notícia, aparentemente não boa, por ser uma cirurgia grande, uma mudança de vida, uma condição diferente, isso causa inúmeros sentimentos. Minha família e a equipe médica se mobilizaram para que ocorresse de uma forma menos impactante”, comenta Ciochetta.  

No episódio, Pires compartilha que teve sua primeira experiência com a doação de órgãos ao resolver doar os órgãos do filho falecido. “Não tinha imensidão da grandiosidade do que estava fazendo, mas sabia que ia ajudar muita gente”, disse a pastora. Ao precisar passar pelo processo de transplante dos rins ela relata que voltou a viver. 

O HUM, por meio do Serviço Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (SIHDOOT) e da CIHDOTT, destaca-se pelo seu papel na assistência humanizada e individualizada aos familiares, nos cuidados com o potencial doador, no preparo dos profissionais de saúde que atuam no processo e na identificação de potenciais doadores de órgãos e tecidos dentro da instituição hospitalar. Além de ser um importante centro transplantador de Córneas. A equipe conta com apoio de assistentes sociais, psicólogos, médicos e enfermeiros como membros efetivos do Serviço de Doação. 

 

Serviço: Episódio "VOZES - Doação de órgãos

Duração: 30:55

Imagens e Edição: Ronaldo Vanzo

Direção de Fotografia: Heitor Marcon

Produção: Paulo Pupim

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)