flim.uem

Espaço “Re(e)xistir”, instalado na Flim, realizará oficinas, palestras, sarau e contação de histórias

A Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) é realizada anualmente na cidade e é um evento que incentiva a arte e a literatura, considerado relevante principalmente pela comunidade acadêmica. A Flim, montada no Estacionamento do Estádio Willie Davids, será desenvolvida de 4 a 8 deste mês.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) terá presença marcante no evento com a participação do professor do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DTL) e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), Neil Franco, como parte da comissão organizadora do evento a convite do secretário municipal de Cultura, Victor Simião. E, fazendo parte da programação oficial, os professores Fabrício César de Aguiar, Hélcius Batista Pereira, Larissa Walter Tavares de Aguiar e Weslei Roberto Candido.

O envolvimento do curso, coordenado por Neil Franco, tem como objetivo levar a uma participação expressiva dos estudantes de graduação, pós-graduação e egressos de Letras para promover o contato entre eles e os autores convidados. Os inscritos também produzirão e divulgarão o evento nas mídias do “O Consoante”, jornal-laboratório do DTL da UEM.

O espaço "Re(e)xistir", coordenado pela professora Marcele Aires Franceschini, é um projeto proposto pelos docentes e discentes de Letras. Na programação estão previstas oficinas, palestras, sarau e contação de histórias.

Programação do espaço “Re(e)xistir”:

“O Blog em Língua Portuguesa: uma experiência de leitura e escrita no Ensino Fundamental”
Profa. Dra. Loide Nascimento de Souza (DTL/UEM)

“A Cultura Clássica e suas diversas linhas de estudos”
Profa. Dra. Aldineia Cardoso Arantes da Silva (DTL/UEM)
Profa. Dra. Eliane Batista (DTL/UEM)
Prof. Dr. Luiz Carlos André Mangia Silva (DTL/PLE/UEM)

“Estórias que conectam gerações: leitura da obra O convidador de Pirilampos - estórias sem luz elétrica, de Ondjaki (2017)”
Prof. Heitor Furtado (Mestrando PLE/UEM)

“A força libertária do Candomblé na vida das personagens do livro O sumiço da santa, de Jorge Amado”
Prof. Ismael de Oliveira Lima (Grad. UEM)

“Oficina de Fanzine”