comite

Membros irão trabalhar para garantir ações de inclusão, permanência, proteção e atuação dos direitos humanos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) instalou e empossou hoje (2) os membros do Comitê de Direitos Humanos, Promoção e Proteção de Grupos Vulneráveis e Garantia das Liberdades Individuais, cuja responsabilidade será de estabelecer políticas de direitos humanos que garantam os princípios de inclusão, de acessibilidade e de permanência da comunidade acadêmica.

Presente na cerimônia de instalação, ocorrida na sala dos Conselhos Superiores (COU), o reitor Leandro Vanalli agradeceu em nome da instituição os membros por aceitarem e assumirem esse desafio.

comite 2

A Política de Direitos Humanos, Promoção e Proteção de Grupos Vulneráveis e Garantia das Liberdades Individuais foi aprovada na resolução N.° 013/2021-COU. Para a vice-reitora Gisele Mendes, a resolução é importante porque estabelece uma política e a partir dela outras premissas serão traçadas.

Além disso, foi eleito um presidente entre os membros na primeira reunião de trabalho, um vice-presidente e mais cinco membros eleitos para comporem o Grupo Colegiado do Comitê e se reunirem em um prazo de 30 dias.

O presidente eleito por unanimidade foi Paulo Roberto de Souza, professor do Departamento de Direito Privado e Processual (DPP) e representante do Programa de Justiça Restaurativa e Cultura da Paz (Propaz). Souza comentou que espera que o comitê possa direcionar a UEM a um compromisso com a cultura, dar visibilidade a todas as todas de formas de violência para que se possam estabelecer diálogos e formas pró-ativas de combatê-las.

A vice-presidência ficou a cargo de Rosângela Célia Faustino, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e representante da Comissão Universidade para os Índios (Cuia). Os cinco membros escolhidos foram: Lua Lamberti de Abreu; Diogo Pavanelli Veríssimo; Éder Rodrigo Gimenes, Maria Celeste Melo da Cruz e Bianca Simionato Cordeiro.

O comitê de Direitos Humanos deve ser composto por 52 membros, que irão se reunir duas vezes ao ano, e contemplem os sete Centros de Ensino, a Pró-Reitoria de Ensino (PEN), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), os câmpus regionais e os grupos: Núcleo Maria da Penha (Numape); Núcleos de Pesquisas e Estudos em Diversidade Sexual (Nudisex); Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae); Programa de Justiça Restaurativa e Cultura da Paz (Propaz); Comissão Universidade para os Índios (Cuia); Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (Neiab); Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA); Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddij) e Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)