DSC 4631

Evento discutiu o desenvolvimento sustentável com a participação de pesquisadores de diferentes países

Nos dias 21 e 22 de setembro, foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE) e o Departamento de Economia (DCO), o 15º Encontro de Economia Paranaense (Ecopar) e 4º International Meeting on Economic Theory and Applied Economics. O evento ocorreu nos Blocos C-34 e B-33, no câmpus sede.  

O Ecopar debateu a economia paranaense com foco nas questões referentes aos desafios para o desenvolvimento sustentável e promoveu uma maior internacionalização entre cursos de graduação e pós-graduação ao discutir teoria econômica e economia aplicada. 

DSC 4477

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Leandro Vanalli e a vice-reitora Gisele Mendes estiveram presentes na conferência de encerramento que ficou a cargo do economista e diretor-geral da Itaipu Binacional, Ênio Verri. Ele apresentou as particularidades da Usina Hidrelétrica de Itaipu suas evoluções em suas ações em prol do desenvolvimento sustentável. A palestra foi mediada pelo coordenador do PCE, Marcos Roberto Vasconcelos. 

O professor Alberto Cimadamore, da Universidade de Buenos Aires e consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), foi o responsável pela palestra da primeira noite com o tema “Pobreza e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável”, mediada pela professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Marcela Nogueira Ferrario. 

A cerimônia de abertura contou com a presença das seguintes autoridades: o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação, Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani; a coordenadora dos eventos, Marina Silva da Cunha; a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), Bruna Barroca; representando o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), o economista João Adolfo Stadler Colombo; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Gilberto Joaquim Fraga; a chefe do DCO, Marcia Istake; a coordenadora da graduação em Ciências Econômicas, Kézia de Lucas Bondezan e o professor Marcos Vasconcelos. 

Pesquisadores da Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Portugal e de diversos estados brasileiros realizaram palestras e apresentaram trabalhos ao longo dos dois dias do evento, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)