image 10

Evento reunirá literatura, exposições, apresentações artísticas e diversas atividades culturais para a comunidade

A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) participa, entre os dias 4 e 8 de outubro, da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), que chega a sua 10ª edição em 2023, no estacionamento do Estádio Willie Davids, das 9h às 22h. O evento reunirá literatura, exposições, apresentações artísticas e diversas outras atividades culturais para a comunidade.

A livraria estará no stand 25 da Flim, onde colocará à disposição dos interessados 185 títulos à venda com desconto a partir de 50% sobre o preço de capa, livros a partir de R$ 5 e um brinde a cada R$ 50 em compras. Serão aceitos pagamentos em dinheiro, crédito e débito.

No dia 3 de outubro, às 9h30, na TV UEM, o secretário da Cultura de Maringá, Victor Simião; o diretor da Eduem, Angelo Aparecido Priori e a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, participam de uma edição especial do programa Conexão UEM, abordando a festa literária. A apresentação fica a cargo do comunicólogo da rádio UEM FM, Marcelo Henrique Galdioli.

Durante o evento serão realizadas duas palestras de autores de livros:

1. Dia 4 de outubro (quarta-feira), às 15h30, na sala 1, da Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, na Av. Horácio Racanello, 6090, centro, pela professora da Universidade Federal de Alfenas – Unifal (MG), doutora em História pela UEM (2023) e doutora em Educação também pela UEM (2018), Ana Lúcia da Silva, com o tema, “Literatura de autoria feminina e negra na história do Brasil: As escrevivências abolicionistas de Maria Firmina dos Reis”.

2. Dia 6 de outubro (sexta-feira), às 10h, no Auditório Capitu (no estacionamento do estádio Willie Davids), o professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), câmpus de Paranavaí, formado em História pela UEM, onde também realizou o curso de doutorado em Educação, Eronildo José da Silva, com o tema, “Maringá de todos os santos?: A presença das religiões afro-brasileiras em Maringá”.

O professor do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DTL) e do Programa de Pós-graduação em Letras (PLE), Neil Franco, está na comissão organizadora do evento, que está em sua 10ª edição.