2023 09 22 Ocupa UEM 4838 site

Ação foi realizada no Espaço das Artes, com as apresentações “Elas Cantam Capoeira” e do Sarau de Artes e Cultura

Galeria de Fotos

Na última sexta-feira (22), a Diretoria de Cultura (DCU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lançou o selo Ocupa UEM - Arte e Cultura. O selo é uma iniciativa com outras instituições e órgãos públicos de criar um espaço acessível e público de ocupação da UEM com ações artísticas e culturais.

“A ideia de ocupar a UEM vem de acordo com o ideário que temos de uma universidade pública”, comenta o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael da Silva. A primeira ação contou com a apresentação “Elas Cantam Capoeira” pelo grupo Salve as Marias, como parte do Convite às Artes Populares, da Secretaria de Cultura (Semuc), e com o Sarau de Artes e Cultura (SAC), reunindo, ainda, feira e apresentações artísticas dos Centros Acadêmicos de Artes Cênicas, Música, Artes Visuais, Comunicação e Multimeios e Letras.

2023 09 22 Ocupa UEM 4705 site site

Para o diretor de cultura da UEM e professor do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC), André Luis Rosa, é importante pensar como trazer para o espaço da universidade outras manifestações da comunidade externa. “Constituir espaços públicos é o vértice, onde nos podemos nos unir. O lançamento está sendo feito por meio de uma manifestação popular. Que possa ser um espaço diverso e plural.”, disse Rosa. Além disso, ele informou que recebeu o projeto de reforma, que inclui restauro e ampliação, do Teatro Universitário de Maringá (TUM).

2023 09 22 Ocupa UEM 4806 site

Presente na cerimônia de abertura, a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, lembrou que precisamos de arte, diversão e cultura, previstos pela Constituição. Victor Simião, secretário de cultura de Maringá, falou sobre o prazer em trazer Convite às Artes Populares à UEM e se colocou à disposição para futuras parcerias.

O evento ocorreu no espaço artístico “Espaço das Artes”, localizado ao lado do Teatro Universitário de Maringá (TUM), no Bloco O-08.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)