PFEE

UEM é a universidade que receberá o maior valor devido ao maior número de estudantes matriculados

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi contemplada com um recurso no valor de R$ 3,1 milhões da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). Trata-se de uma Encomenda Governamental (EG nº 01/2023) às Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná. O objetivo geral do Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE) é apoiar financeiramente a formação de estudante do ensino superior com perfil de pesquisador-empreendedor, priorizando a demanda social e diminuindo a evasão escolar. 

A UEM é a universidade que receberá o maior valor devido ao maior número de estudantes matriculados. O Programa prevê a concessão de 502 bolsas, no valor de R$ 500, com duração de até 12 meses. Para candidatar-se à bolsa, o estudante deverá estar regularmente matriculado em curso presencial da instituição e não estar recebendo bolsa de qualquer natureza paga por agências de fomento. 

Serão priorizados os estudantes em condições de vulnerabilidade social e econômica. Além das bolsas aos estudantes, o programa também prevê a concessão de bolsas para coordenador e orientadores e recursos financeiros para despesas com custeio. A proposta da UEM foi elaborada e enviada à Seti pelo grupo de trabalho formado por docentes e técnicos da Pró-Reitoria de Ensino (PEN) e da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRH). 

O coordenador do Programa na UEM, o professor Wendell Arthur Lopes, do Departamento de Educação Física (DEF), comenta que essa é uma importante ação do governo do estado, a qual atende uma demanda antiga das IEES do Paraná. “Atualmente, não temos uma política estadual de financiamento estudantil que garanta a permanência de nossos estudantes na universidade”. O coordenador ainda destaca que “o estudante precisa ser protagonista e empreendedor de sua própria formação superior, além de estar preparado para os futuros desafios que virão”. 

O edital de seleção de bolsistas será publicado em breve e espera-se que, até outubro, os estudantes já estejam recebendo as bolsas. Os bolsistas deverão realizar pelo menos quatro cursos online, disponibilizados pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR), na forma de MOOCs (Massive Open Online Courses), sendo obrigatório um curso sobre Empreendedorismo e Inovação, e outros três cursos a critério do estudante. Além disso, os bolsistas também deverão participar de pelo menos 3 eventos, tais como feiras de ciências, de profissões ou atividades extensionistas ofertadas pela universidade. 

Sobre: Os MOOCs (Massive Online Open Courses) são cursos online abertos que estão disponíveis para qualquer pessoa com acesso à internet e não exigem requisitos mínimos para quem pretende realizá-los.

De forma geral, os cursos on-line já existem há algum tempo, sendo que o EaD é uma tendência no Brasil. Porém, a grande diferença dos MOOCs é que eles são oferecidos de graça e não exigem nenhum tipo de participação presencial dos alunos. Todas as atividades podem ser feitas pela internet.

Os Massive Open Online Courses também podem oferecer uma variedade grande de conteúdo, desde línguas estrangeiras a programação, passando por fotografia e história da arte. Portanto, as possibilidades são muitas, sendo possível produzir cursos de grande validade para muitas pessoas.