10anosProfagoec

Profagroec celebrará com atividade marcada para quarta-feita (20), no Bloco 115, às 8h30, no câmpus sede

O Programa de Mestrado Profissional em Agroecologia (Profagroec) celebrará uma década de existência na próxima quarta-feira (20) com a participação de professores da área, pós-graduandos e egressos do curso. A atividade será no Bloco 115, às 8h30, no câmpus-sede para marcar os 10 anos do programa, que durante esse período, já ofertou 10 turmas, com quase 200 dissertações defendidas em diversas áreas.

De acordo com o membro do Conselho Acadêmico do programa e docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Alessandro Rocha, o Profagroec é uma iniciativa que emergiu das demandas contemporâneas e vem se destacando por sua natureza multidisciplinar. Ele lembra que o lançamento, no ano de 2013, foi precedido por marcos significativos. Entre eles, citou como destaque a criação do Grupo de Agroecologia de Maringá (Gaama), a partir de 1998, cuja trajetória resultou no Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (Nads) em 2004.

Outro ponto marcante destacado por Rocha ocorreu no ano de 2010, "a oferta da disciplina de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA), e a inclusão da disciplina de Agroecologia e Sustentabilidade, no currículo do curso de Graduação em Agronomia da UEM.

Além desses marcos, ele ainda destacou como referência especial a criação do Setor de Agroecologia/Agricultura Orgânica, na Fazenda Experimental da UEM em Iguatemi (FEI), que se dedica à pesquisa e ao ensino em Agroecologia e Agricultura Orgânica. "A área de aproximadamente 10 hectares foi certificada pelo Instituto de Biodinâmica (IBD) entre 2004 e 2011 e, atualmente, possui certificação da Ecocert", ressaltou.

O que é Agroecologia?

A Agroecologia é uma ciência que adota uma perspectiva ampla, abrangendo diversas áreas e enfoques. Entre suas características fundamentais está a promoção de uma nova abordagem que engloba desde a produção baseada em princípios ecológicos até a redefinição da exploração do espaço geográfico.

Essa perspectiva valoriza a produção ambientalmente sustentável, evitando danos ao solo, água, ar e ao meio ambiente em geral. Além disso, a Agroecologia reconhece a importância de resgatar práticas tradicionais de produção, promovendo a valorização de culturas e comunidades, incluindo povos originários e produtores que seguem métodos ancestrais.