WhatsApp Image 2023 09 11 at 18.03.04 1

Trabalho apresentado no Congresso é uma parceria entre a UEM e a empresa de ração Special Dog Company

Os docentes do Departamento de Zootecnia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foram ao evento, a convite, participar do 27° Congresso da Sociedade Européia de Nutrição Animal Comparada (Eurepean Society of Veterinaty and Compartarive Nutricion - ESVCN), que ocorreu na cidade de Vila Real, em Portugal.

Na ocasião, os pesquisadores da UEM tiveram a oportunidade de apresentar 3 trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação, sendo um trabalho selecionado para a apresentação oral, intitulado Impactos ambientais da ração seca extrusada para cães produzida no Brasil, determinados pela Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). O trabalho é resultado da dissertação de mestrado da aluna, atualmente no doutorado, Jessyka Laura Galdino Costa, e foi apresentado pelo doutorando Lucas Ben Fiuza Henriquez. 

O tema do trabalho é atual e relevante para o segmento Pet Food, ao qual os alunos atuam, pois traz resultados dos impactos ambientais da produção de alimentos industrializados para pets, com o intuito de se identificar os impactos mais significantes e auxiliar e definir estratégias na busca de desenvolver alimentos cada mais eficientes do ponto de vista de recursos naturais e geração dos poluentes ambientais. 

Este trabalho foi fruto de um projeto em parceria da UEM com a empresa Special Dog Company, exemplificando como a Universidade tem atuado nas pesquisas em busca de apoiar as melhorias constantes do setor produtivo brasileiro e, por outro lado, como as empresas têm apoiado o desenvolvimento das instituições científicas e tecnológicas.