WhatsApp Image 2023 09 13 at 18.01.06

Bazar começa hoje (14); meta agora é inaugurar a Casa de Apoio aos Familiares, Acompanhantes e Pacientes do HUM

Com relevante apoio dado ao hospital em 23 anos, desde que foi criada, em 2000, a Associação Amigos do Hospital Universitário Regional de Maringá (AAHU) inicia, nesta quinta-feira (14), mais uma ação visando arrecadar dinheiro que possa ser revertido na compra de bens, serviços e equipamentos à unidade hospitalar da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A megaliquidação de roupas novas e semi-novas (adulto e infantil) e de outros produtos, inclusive calçados, se estenderá até sábado (16), sempre das 14h às 19h, na sede da AAHU, localizada à avenida São Vicente de Paulo, 219.

Além das roupas para vestir os públicos adulto e infantil, masculino e feminino, o bazar terá calçados e acessórios (bijuterias, cintos, bolsas, óculos) e brinquedos, com preços a partir de R$ 5.

As atividades organizadas pela AAHU, em nove gestões, permitiram desde a aquisição de instrumental para transplantes de córnea, equipamentos, tubulação de gás para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, até mais recentemente a montagem de uma sala, dentro do hospital, para descanso de acompanhantes das crianças internadas na UTI Pediátrica, proporcionando, dessa forma um ambiente mais confortável e acolhedor.

Nestes 23 anos de atuação, a entidade, presidida por Miriam Bardeja, realizou campanhas e promoções, contando sempre com o trabalho de voluntários e da comunidade em geral.

Bardeja ressalta que as mais diversas ações realizadas até hoje pela associação foram “para apoiar e amparar o HUM em sua atividade principal que é prestar um atendimento de qualidade, eficiente e humanizado, dando dignidade aos seus pacientes”.

A presidente ainda esclarece que o hospital universitário é regional, de natureza pública, mantido basicamente com repasses do SUS, “que, como sabemos, são insuficientes para toda a demanda por serviços do hospital. Nesse contexto, essa associação se esforça para atender as necessidades emergências, atuando onde o Estado não alcança, não tem agilidade ou recursos suficientes para atender”.

Sonho: Casa de Apoio

Ainda segundo Bardeja, todas essas ações contribuíram muito para o funcionamento do HUM, mas o sonho e objetivo maiores da associação são oferecer acolhida aos pacientes ou acompanhantes durante a sua permanência para atendimento no hospital.

Para isso, em 2022 adquiriu um imóvel, onde, após as adaptações e ampliações necessárias, funcionará a Casa de Apoio aos familiares, acompanhantes e pacientes do HUM. Conforme a presidente, esta, por sinal, é uma reivindicação antiga e extremamente necessária para um hospital público e regional”.

Evento: megaliquidação de roupas, calçados e acessórios.

Data: 14/9 (quinta-feira) a 16/9 (sábado).

Horário; das 14h às 19h.

Local: avenida São Vicente de Paulo, 219, atual sede da AAHU, futuras instalações da Casa de Casa de Apoio aos Familiares, Acompanhantes e Pacientes do HUM.