Conexão 15.9

Criaram o processo de obtenção de carvão ativado a partir da carbonização hidrotérmica de bitucas de cigarro

Nesta sexta-feira (15), às 9h, o programa Conexão UEM vai debater o tema: “Química da UEM é premiada ao dar solução sustentável às bitucas de cigarros”.

Participam do programa a vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gisele Mendes, o professor e pesquisador do Departamento de Química (DQI), Andrelson Wellington Rinaldi e o graduando do curso de Química, Rogério dos Santos Maniezzo. A apresentação fica a cargo do comunicólogo da rádio UEM FM, Marcelo Henrique Galdioli.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) receberam o prêmio de patente do ano, durante o 43º Congresso Internacional da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), que ocorreu entre os dias 20 e 22 de agosto, no Rio de Janeiro.

Eles criaram a invenção intitulada “processo de obtenção de carvão ativado a partir da carbonização hidrotérmica de bitucas de cigarro”. É a primeira vez que o prêmio é concedido a uma universidade estadual e ao sul do país.

No programa vão explicar como surgiu a ideia da pesquisa; com a pesquisa, se obtém o carvão ativado, o que é e onde pode ser utilizado; qual a eficiência do carvão ativado obtidos das bitucas de cigarros e contarão como é o processo de obtenção do produto.

A proposta do programa é manter um espaço de diálogo entre a universidade e a comunidade, incluindo temas relevantes, a fim de promover reflexões em diversas áreas de conhecimentos.

Serviço: O "Conexão UEM" é transmitido, ao vivo, todas às sextas-feiras, às 9 horas, pelo canal da UEM TV, no YouTube, pela rádio UEM FM (106,9). Além do Instagram @uemfm; @oficialuem e no Spotify.