Capa Idineu

Em 40 anos de efetivo exercício, ele participou da estruturação do regime seriado, fez a matrícula de mais de 80 mil alunos

Galeria de fotos

Foi realizada ontem (11), no auditório do Biblioteca Central (BCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a cerimônia de entrega do título de Servidor Técnico-Universitário Emérito ao servidor aposentado Idineu Volponi, pela dedicação, zelo e eficiência no desempenho de suas funções técnico-administrativas. O reitor Leandro Vanalli e a vice-reitora Gisele Mendes oficializaram a premiação. Volponi é o primeiro servidor agente universitário a receber esse título.   

Desde seu ingresso na UEM em 16 de agosto de 1982, quando o regime de matrícula dos estudantes ainda era por créditos ou matrícula por disciplina, até a sua aposentadoria em primeiro de agosto de 2022, Idineu esteve lotado na Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), na divisão de programação e divulgação acadêmica da graduação. 

Em 40 anos de efetivo exercício participou da estruturação do regime seriado, fez a matrícula de mais de 80 mil alunos alunos na instituição, da implementação de diversos cursos de graduação, da regulamentação da Comissão Universidade para os Índios (Cuia) e da Universidade da Terceira Idade (Unati), dentre tantas outras ações, sempre com disposição para atender a todos com cordialidade e gentileza. 

 

Hugo Alex

 

O diretor da DAA, Hugo Alex da Silva, representando o coletivo da diretoria que propôs a homenagem, relatou que desde sua contratação, sem dúvidas, Idineu foi o servidor que mais contribuiu para o desenvolvimento da atividade dessa diretoria, seja pela implementação das novas tecnologias, no aprimoramento nas metodologias de trabalho, principalmente o comprometimento na qualidade dos serviços prestados a toda comunidade universitária. E a responsabilidade de dar continuidade ao excelente trabalho por ele desenvolvido ao longo desses 40 anos”. 

 

Marcos Vinicius

 

Para o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco, o servidor aposentado teve o devido reconhecimento, e afirmou “que sirva de espelho para todos os servidores e servidoras da UEM, ativos e inativos, que se dedicaram e se dedicam a essa potência em produção de conhecimentos e formação profissional e de alcance de todos. Mais que uma carreira, a escolha profissional, o serviço público é um projeto de vida, uma opção por servir a sociedade”.  

 

Gisele Mendes

 

A vice-reitora Gisele Mendes também parabenizou Idineu e disse que ele honra a categoria dos servidores agentes universitários com sua conduta, e garantiu que esse título por ele recebido, é o primeiro, mas não será o último. “A relevância dos agentes universitários nesta, bem como em qualquer universidade, é indiscutível, pois eles são os alicerces, o suporte sem o qual nenhum docente consegue sequer entrar em uma sala de aula ou de um laboratório para trabalhar”. 

 

Ulisses Maia

 

Segundo o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, “o reconhecimento que a UEM faz por meio do propositor do DAA, e do Conselho Universitário (COU), na sua aprovação e a entrega nesta data já simboliza todo esforço, dedicação e eficiência e profissionalismo exercendo com amor essa profissão, nessa missão que teve em sua vida”. 

 

Vanalli site

 

O reitor Leandro Vanalli fez uma comparação de tipos de liderança “que nós líderes ou não, temos que fazer uma escolha, em sermos ‘balde ou cano’, o balde tipifica aquela pessoa que só retém, acumula informações, necessárias evidentemente, mas o líder balde é o que retém e guarda para si, a informação fica lá, parada, mas o líder cano é por onde passa o conhecimento e chega na outra ponta onde se faz necessário, e você Idineu foi uma grande ‘tubulação’ desta universidade, levando conhecimento, levando certeza, expressando seu compromisso com a defesa do servidor público, sendo exemplo para todos nós, você é para nós da universidade”. 

 

Idineu

 

O servidor homenageado, Idineu Volponi, parabenizou a UEM pela iniciativa e agradeceu a todos envolvidos no processo e principalmente pela sua família, que de forma incondicional foi importante em sua história, e que no trabalho com seus colegas do DAA sempre aprendeu mais do que ensinou. Ele ainda ressaltou que “eu, nos meus 40 anos, me sinto honrado dessa titulação e sai com sensação de dever cumprido, e jamais esperava receber essa titulação. E desejo que mais pessoas sejam homenageadas, porque muitos que saíram, tenho certeza, deveriam ter recebido e não receberam essa honra, e que essa porta fique sempre aberta, que sempre se faça isso, que chamei de processo de humanização, porque nós servidores não somos um objeto descartável, nós temos um significado aqui dentro, e se for possível continuar com esse trabalho sempre.” 

 

mesa de honra

 

Compuseram a mesa de honra: o reitor, Leandro Vanalli, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, a vice-reitora, Gisele Mendes de Carvalho, a chefe de gabinete da reitoria, Maria Luísa Furlan Costa, o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), José Maria de Oliveira Marques, o pró-reitor de Ensino (PEN), o professor Marcos Vinicius Francisco e o diretor de Assuntos Acadêmicos (DAA), representante do coletivo que propôs a homenagem, Hugo Alex da Silva. 

 

convidados

 

Também estiveram presentes: diretores e diretores adjuntos dos Centros de Ensino que compõem o Conselho de Administração (CAD); coordenadores e coordenadores adjuntos dos cursos de graduação e de pós-graduação que compõem o Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP); membros do Conselho de Integração Universidade-Comunidade composto por reitores e vice-reitores de gestões anteriores, além de representantes da comunidade externa; dos componentes dos escalões administrativo e acadêmico da instituição: pró-reitores, diretores administrativos, diretores dos câmpus regionais, procurador-geral, superintendente, assessores, chefes e coordenadores; representantes das entidades de classe e órgão associativos; docentes; agentes universitários; acadêmicos; familiares e amigos e amigas do homenageado.

 

Coral

  

A cerimônia contou ainda com a participação especial do Coro Escola Universitário, sob a regência da professora Andreia Anhezini e de docentes e discentes do curso de Música.

Todas as fotos do evento