apae sarandi

Imagem cedida / Assessoria de Imprensa Sarandi

Na última sexta-feira (1), foi iniciada a parceria do Curso de Odontologia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e a Prefeitura Municipal de Sarandi, com o projeto “Amigo Especial”, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade. O evento contou com a participação de acadêmicos de graduação, pós-graduação e docentes, a partir da integração com a equipe de saúde bucal do município.

Foram atendidas aproximadamente 130 crianças, com a realização de atividades de orientação de higiene bucal, entrega de kits contendo escova e pasta dental, exame bucal, encaminhamentos para o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS), visando a promoção de saúde e prevenção de doenças bucais. Esta foi uma iniciativa do diretor do Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde de Sarandi, Cleber Soares.

A professora do Departamento de Odontologia (DOD) da UEM, Josely Emiko Umeda, relata que os estágios de acadêmicos do 4º e 5º anos de Odontologia da UEM estão sendo iniciados, trazendo uma importante contribuição para o curso e também para a saúde da população. Já a professora Tânia Harumi Uchida, reforça que "atividades que integram a universidade com a comunidade são de suma importância para a formação do nosso estudante de odontologia, e uma oportunidade de ele sair dos muros da instituição e vivenciar experiências como essa na Apae".

Participaram da atividade: o vice-prefeito Wlademir Garbúggio; as cirurgiãs-dentistas, Angélica Massume Watanabe e Angela Heloísa Raush; a auxiliar em Saúde bucal, Angela Santa Cruz; as professoras do DOD/UEM, Josely Emiko Umeda e Tânia Harumi Uchida; as residentes do Programa de Residência em Saúde Coletiva e da Família, Isabela Kimura de Lima e Amanda Fratta Pereira e os acadêmicos de graduação, Maria Clara Barruci Araujo, José Vitor Ribeiro Terada e Joany Reder Hollatz.