Tem objetivo de ajudar a comunidade científica na interpretação de dados resultantes de análises de proteínas
O Programa de Pós-Graduação em Química (PQU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove no dia 1º de setembro, às 14h, o workshop “Análise de dados proteômicos com PatternLab V”. O evento será ministrado pelo pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, Paulo Costa Carvalho, e terá como mediador o professor do Departamento de Química (DQI), Eduardo Jorge Pilau.
O público-alvo do evento é toda comunidade científica da UEM (alunos de graduação, pós-graduação e docentes) e pessoas de centros de pesquisas externos que tenham interesse no tema a ser abordado, ao qual, tem objetivo de ajudar a comunidade na interpretação de dados resultantes de análises de proteínas por espectrometria de massas.
Segundo o professor Eduardo, “a análise de dados proteômicos desempenha um papel fundamental na compreensão da expressão e função das proteínas em sistemas biológicos. O PatternLab V é uma ferramenta de bioinformática usada para realizar análises avançadas de dados proteômicos, fornecendo informações valiosas sobre as proteínas presentes em uma amostra. No workshop, será apresentado a aplicação dessas ferramentas de bioinformática para análise de dados de espectrometria de massas para a compreensão do significado biológico desses dados”.
“Esperamos uma boa participação da comunidade científica que trabalha com a análise de proteômica por espectrometria de massas, aonde a utilização do software PatternLab V irá promover uma melhor interpretação dos dados tanto em termos de identificação de proteínas como também de análises quantitativas”, concluiu Pilau.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até amanhã (31), por meio deste link. O workshop será realizado por videoconferência, mas atenção, o link da videoconferência será encaminhado somente para os inscritos no dia do evento (1º de setembro).
Sobre: Proteômica é uma área da Biologia Molecular, Biologia Celular, Genética e Bioquímica. A Proteômica consiste na análise global e em larga escala dos Proteomas, que são o conjunto de proteínas e suas isoformas expressas em uma amostra biológica, ou seja, em um organismo, tecido, biofluido ou célula. Ela inclui técnicas que permitem identificar, quantificar e estudar a expressão proteica e modificações pós-traducionais das proteínas.