2023 08 25 PPZ 30 anos 1019

Conta com a participação de professores e alunos, para apresentação de temas importantes para a formação de pessoas

Galeria de fotos

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado do Paraná (Seti), Aldo Nelson Bona, participou hoje (25), da abertura do evento em comemoração aos 30 anos de atividades, do Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPZ), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que está sendo realizado no anfiteatro do Bloco B33, do câmpus sede, e segue até amanhã (26).

O evento comemorativo conta com a participação de professores e alunos do programa, alunos egressos e convidados para apresentação de temas importantes para a formação de pessoas e para produção agropecuária brasileira.

O coordenador da solenidade, o professor Ferenc Istivan Bánkuti, disse que “o propósito maior do programa e o nosso propósito maior é a formação de pessoas com excelência, trabalhando duro, trabalhando com compromisso, então esses elementos é que fazem que hoje a gente possa comemorar esses 30 anos com muita alegria”.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PPG), Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani, esse programa de pós-graduação é considerado um dos pilares da excelência que a gente tem aqui na UEM. São 30 anos de muita história, de um programa que passou por muitos momentos, muitos deles de alto e poucos deles de baixo; então nós temos aí 900 profissionais titulados, que dá uma média de 30 por ano, é uma média excepcionalmente alta, considerando que algum tempo só tinha o mestrado, depois quando o doutorado foi criado”.

Ainda segundo Ravagnani, “a excelência que se produz aqui na instituição passa também pelo PPZ, ele é então uma das bases, um dos pilares do que se produz e do que se desenvolve em ciência de ponta na nossa cidade, na nossa universidade e no estado do Paraná. Então muitas contribuições já foram feitas ao longo desses trinta anos e muitas ainda o serão”.

A professora e diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Adriana A. Pinto agradeceu a todos que contribuíram para que o PPZ chegasse até aqui. “Foi um desafio muito grande, pois o programa não forma só alunos, ele é responsável pela formação de pessoas, e isso é uma contribuição fundamental, para a gente trilhe o caminho, independente se é para o empreendedorismo, se é para carreira acadêmica”, disse.

O reitor Leandro Vanalli falou da importância do programa e de sua missão junto a UEM, “uma missão muito grande, a missão da excelência de elevarmos a nossa universidade cada vez mais a frente, impactando a sociedade, e isso mostra a importância deste programa e também os desafios que temos, porque quanto maior a relevância, maior é sua responsabilidade também”.

Segundo o secretário Aldo Nelson Bona, “o que a gente quer é fazer avançar e apoiar para que se possa cada vem mais, a pós-graduação stricto sensu no estado do Paraná, ser comprometida com aquilo que é  importante para a academia, a produção científica, a produção do conhecimento, mas também comprometida com aquilo relevante para a sociedade, e transformar esse conhecimento e esta produção científica em melhoria para a qualidade de vida da população que nos mantém, na população que mantém a instituição pública em funcionamento”.

Ainda conforme ele, “nós vivemos cada vez mais o grande desafio de a universidade mostrar-se, ela é transformadora, mas precisa cada vez mais mostrar-se efetivamente como transformadora, e as possibilidades para isso são maiores quando mais a gente consegue atender as demandas da sociedade”.

Outras visitas

Ainda nesta sexta-feira, Bona, acompanhado do reitor e da vice-reitora Gisele Mendes, visitou alguns setores da UEM, no câmpus sede, entre eles o Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia). Lá, teve encontro com professores da equipe responsável pelo Nupélia, setor com 40 anos de existência, e pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), cujo conceito na Capes é 7, nota máxima. Depois, o secretário esteve nas instalações dos laboratórios do curso de Física, onde conheceu o projeto “Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Energia Zero Carbono” -  NAPI EZC.