2023 08 24 Reuniao de Equipe com Secetario Aldo Bona 0512

Durante dois dias vai participar; de reuniões, visitas, participar de lançamento de programa e abertura de evento

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), recebe hoje (24) e amanhã (25), a visita do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado do Paraná (Seti), Aldo Nelson Bona, que conta com uma agenda com várias atividades.

Reuniões

Galeria de fotos

Na parte da manhã, o secretário participou de duas reuniões no Anfiteatro do Conselho Universitário (COU), no bloco Q-03, que contou com a presença do reitor Leandro Vanalli e da vice-reitora Gisele Mendes: a primeira, com os diretores dos câmpus regionais, pró-reitores e diretores e a segunda, com o Conselho de Administração.

Os diretores falaram de suas necessidades e demandas de cada câmpus, em contrapartida o secretário informou “que estamos vivendo um momento, de um conjunto de oportunidades importantes, propiciando uma série de construções dialogadas em quatro anos de gestão, que estão surtindo efeitos agora, temos um momento muito favorável na disponibilidade de recursos para investimentos em programas e projetos de ciência e tecnologia, isso tudo nos dá uma perspectiva de impulsionarmos cada vez mais o que a gente tem em possibilidades nos ativos tecnológicos nas nossas universidades”.

Os membros do CAD, relataram suas dificuldades como: planos de carreira dos docentes, Lei do Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (TIDE), terceirizados, temporários, equipamentos para laboratórios. Ele afirmou que, “a UEM é hoje a nossa maior referência, entre as universidades do estado, é a instituição que tem os melhores indicadores na área de ciência e tecnologia, e que, portanto, também tem maior potencial de contribuição para o desenvolvimento do Paraná, a partir da ciência e da tecnologia. E nós (governo) estamos focando a destinação dos recursos onde realmente possa produzir os melhores resultados.”

Lançamento do EmpreendAgro

2023 08 24 Lancamento do Projeto EmpreendAgro 0730 site site

Galeria de fotos

Para terminar sua agenda na parte da manhã, o secretário participou do lançamento do Projeto de Extensão “EmpreendAgro – Inovação e Empreendedorismo na Educação”. O projeto é uma parceria entre a UEM, por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e tem como objetivo aproximar e incentivar os alunos dos cursos de ciências agrárias a participarem de atividades ligadas à Inovação e Empreendedorismo.

A diretora do CCA, Adriana Aparecida Pinto, a nossa ideia é que a gente sabe que a Seti, que o governo de estado, tem especificamente incentivado muito o empreendedorismo e a inovação, mas nós aqui especificamente do centro de ciências agrárias sentimos muita falta disso, de uma aproximação do nosso aluno, apesar de nossas empresas junior serem bastante consolidadas, mais nós sentimos falta de nosso aluno como um todo que o nosso aluno tenha acesso, entenda e possa ter um perfil empreendedor”.

A gestora do agronegócio do Sebrae – Regional Noroeste, Beatriz Poletto, disse que “é uma satisfação muito grande para nós (Sebrae), de lançarmos esse programa junto a vocês e contem sempre conosco para outros projetos”.

A vice-reitora Gisele Mendes afirma que o projeto é excelente, “para que os nossos estudantes tenham essa formação empreendedora por meio da ciência, tecnologia e inovação, e com ele consigam solucionar os principais problemas de nossa sociedade”.

O secretário afirmou que, “o Centro de Ciências Agrárias da UEM, está trazendo para dentro da sua preocupação principal, esta perspectiva de formar o aluno empreendedor. Nós vimos em todas as áreas de conhecimento no país, que estamos formando mão-de-obra para o mercado de trabalho, quando o nosso principal desafio, enquanto educação superior, deve ser outro, deve ser de formar pessoas que vão gerar o mercado de trabalho, que vão empreender e gerar oportunidades. Então o CCA ao ter trazido essa preocupação formativa, vem ao encontro desse grande desafio nacional, que vem também ao encontro de algo que nós teríamos desafiado agora, vamos constituir algum programa nessa direção de apoiar e nós priorizemos a formação empreendedora na área do agronegócio.”

foto para imprensa

Na companhia do prefeito Ulisses Maia

Aldo Bona também foi visitar, na estação de piscicultura da UEM, no Distrito de Floriano, o projeto de melhoramento genético de peixes, onde, acompanhado pelo professor Ricardo Pereira Ribeiro, responsável pelo projeto, se encontrou com o prefeito de Maringá, Ulisses Maia. O prefeito também conheceu o projeto que, conforme ele próprio ressaltou, garante a linhagem de carpas que vieram do Parque do Japão. "Mais uma pesquisa de excelência que vem da nossa Universidade Estadual de Maringá", disse Maia.

A tarde, o secretário foi ao Hospital Universitário Regional de Maringá para ouvir as demandas do HUM. Também estiveram no local o prefeito municipal, o reitor e a vice-reitora, ao lado da superintende do hospital, Cremilde Radovanovic e de toda a direção da entidade.

2023 08 24 Reunião SesduemSinteemarDCE 3 1 site

E para finalizar o dia, Bona participou de uma reunião no Anfiteatro do Conselho Universitário (COU), no bloco Q-03, com a Seção Sindical da Associação dos Docentes da UEM (Sesduem), o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).